Ganhar com Adsense: O Que Você Deve Saber Para Aumentar o CPC

Uma usuária do fórum Problogger me pergunta:

Li a sua resposta sobre o Adwords Keyword Tool e CPC e seguindo as suas instruções descobri que os anúncios no meu blog podem ter um CPC de US$4-8. Como posso aproveitar a oportunidade para ganhar mais? Estou muito confusa. O CPC não é o preço que o anunciante paga? Estou tentando rentabilizar o meu blog com o AdSense, mas acho que é tarde demais para eu começar a aprender algo completamente novo. Você pode me ajudar ou me dizer onde procurar ajuda?

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Antes de tudo, é importante fazer uma abordagem correta e criteriosa do problema: antes de tentar aumentar o CPC ou o CPM do AdSense é bom saber como e por que o AdSense decide pagar mais a um editor em vez de outro.

A relação entre o CPC do AdWords e do AdSense

A Adwords Google Keyword Tool lhe permite encontrar as keywords mais caras que um editor paga para mostrar anúncios relacionados. Esse custo é dividido entre o AdSense e o editor, ou seja, o dono do blog onde o usuário clica.

Assim, quanto maior for o custo pago por clique, maior será a receita recebida pelo AdSense e pelo editor.

Por que ganho pouco por cada clique feito em anúncios caros?

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O objetivo do AdSense é gerar negócios para os anunciantes. O comportamento do usuário no site do anunciante, depois de clicar no anúncio publicitário, é muito importante.

Se o visitante, depois de ter clicado em um anúncio no seu site, executa uma ação (uma inscrição, um pedido de contato ou uma compra) no site do anunciante, o AdSense irá recompensá-lo com anúncios sempre mais vantajosos e caros, para que gere negócios para os anunciantes.

Em outras palavras, graças ao seu blog o anunciante tem um retorno sobre o investimento, pois o clique converte-se em uma ação positiva. Esta é a chave para todo o mecanismo e se chama ROI.

Os blogs que não geram conversões são punidos com os anúncios mais baratos do tema.

Mas por que o valor dos cliques é baixo em todos os meus blogs?

Este mecanismo, que separa os bons dos maus editores, é chamado smart pricing, e afeta a conta inteira do AdSense, não apenas os sites individualmente.

Se você tiver vários blogs que compartilham a mesma conta do AdSense, um baixo número de conversões em um único blog pode ter efeitos devastadores sobre os outros.

Então, deixe o AdSense apenas nos sites que não tenham um CPC muito baixo (inferior ao CPC do anuciante).

Como gerar conversões para evitar a armadilha do smartpricing

Veja o seu blog com os olhos de um internauta: os anúncios devem ser informações complementares ao conteúdo da página, e não apenas publicidade.

Isso só é possível se o AdSense conseguir contextualizar bem os anúncios, graças a um conteúdo profundo e completo.

Os internautas que possuem a maior probabilidade de gerar conversões são aqueles que vem dos motores. Buscam informações sobre um produto ou serviço. De qualquer forma, tem uma necessidade específica.

O problema, então, não é como convencer os usuários a comprar depois de clicar, mas como convencer o Google que as suas páginas são a resposta certa às perguntas que os internautas fazem pesquisando nos motores.

Todo o resto é uma lógica consequência.

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