Email Marketing: Criar e Gerenciar Listas de Emails Com WordPress

Decidi começar a coletar os emails dos meus leitores para criar uma lista de emails e enviar conselhos e estratégias de blogging, além de promover as minhas iniciativas (ebook, eventos, etc.).

Para conhecer as aplicações de mala direta e os plugins do WordPress abri uma discussão no Problogger forum e em pouco tempo obtive muitas informações.

Skinny disse:

Eu não uso nenhum plugin, mas uma conta MailChimp para gerenciar o database dos emails, e insiro o formulário HTML opt-in para coletar os endereços no meu site – os usuários os preenchem e as informações são inseridas automaticamente no DB.

MailChimp parece ser um bom produto de mala direta, e a conta básica é gratuita, como disse Sid:

mailchimp

Com MailChimp você pode manter até 500 endereços gratuitamente… Eu o personalizei bastante, inclusive com as páginas de agradecimento que são geridas no meu site – É muito legal 🙂

Ele se integra com o WordPress, Twitter e outras plataformas. O plugin WP permite que você adicione o formulário para recolher os emails na barra lateral e memorizar diretamente no database do MailChimp.

Chickblogger, ao contrário, usa Aweber, um outro software bem conhecido para email marketing, mas é um pouco caro:

aweber

…Também estou interessado. Usei o Aweber por um tempo coletando mais de 500 emails, mas eu tive que excluir a conta porque o preço subiu de US$19 a US$29 por mês…

Rhys usa uma abordagem diferente:

O problema com um plugin dedicado é que você provavelmente vai criar problemas ao servidor no que diz respeito a spam e coisas do gênero, por isso é melhor usar Aweber ou MailChimp (meu favorito). Desenvolvi um plugin chamado WP Email Capture que visualiza no seu site o formulário para coletar os dados, muito semelhante ao de Aweber (o do MailChimp eu não gosto muito), depois você pode exportar os dados para outros aplicativos.

Syed, o autor de WPBeginner, propõe transformar o WordPress no administrador da lista de emails conectando-nos ao Feedburner através de alguns plugins:

Devido ao interesse escrevi este tutorial…
Você pode trasformar o WordPress em um Newsletter Manager tipo o Aweber conectando-o ao Feedburner
Dêem uma olhada – Create a Free Email Newsletter Service using WordPress

Um excelente recurso também é A Trek Through WordPress Mailing List Plugins – Email Mailing List Manager de Solomon Rothman, que lista 8 plugins do WordPress para lista de emails.

Concluindo

Tenho um pouco de experiência com a gestão da lista de emails do Article Marketing Italia, que conta com mais de 3000 endereços de e-mail autenticados usando o opt-in, gerenciado com um software desenvolvido por mim mesmo e os maiores problemas são os seguintes:

  1. Delivery rate, ou seja, a relação entre os emails enviados e os emails recebidos
    O envio de massa de emails não é brincadeira, e se os cabeçalhos dos emails não estão cuidadosamente configurados corre-se o risco de 90% deles serem devolvidos devido ao fato de que muitas vezes o domínio do remetente não coincide com o do host de onde partem os emails.
  2. Spam
    Até o tempo de entrega é importante. Enviar 1000 emails de uma vez sem definir um intervalo entre um bloco e outro… ou mesmo entre um email e outro, poderia comprometer todo o trabalho.
  3. Segurança
    É necessário abrir a porta 25 (SMTP) no servidor, e aqui se abre um enorme problema para a segurança. O servidor poderia realmente ser presa fácil de spammers inescrupulosos que poderiam usar você como “proxy” para as operações sujas deles.
  4. Questões Legais
    A regulamentação relativa ao marketing direto via email está em constante evolução, e isso exigiria atualizações contínuas no próprio software para ajustá-lo às normativas vigentes. Aplicações sérias como Aweber ou Mailchip cuidariam dessas questões deixando-o livre para concentrar as suas energias na comunicação.

Comments

comments