Games: Como Montar um Computador Para Jogos

games

Como todo mundo que me conhece sabe que eu trabalho com computador (não querem nem saber se é com internet, geração de conteúdo, etc.) logo vem me perguntar sobre configuração, sistemas operacionais e tudo mais.

Como sou um curioso e já estou nesse meio faz tempo, tenho um pouquinho (mas só um pouquinho) de experiência quanto a essas máquinas maravilhosas (é sempre bom tratá-las com carinho).

Uma pergunta que me tirou o sono outro dia, veio de um amigo que tinha acabado de comprar um notebook e estava “P” da vida porque não conseguia rodar um jogo desses lançamentos de mais de 500 MB que vemos por aí.

Ele me perguntou: Qual o problema se o meu notebook é dos mais modernos em matéria de processador, memória, etc. Porque eu não consigo rodar esse jogo?

Eu respondi: Não consegue e nem vai conseguir nunca! (quase apanhei)

O fato é que a cada dia que passa os jogos ficam mais modernos e ganham mais recursos que abusam dos gráficos e da necessidade de processamento da sua máquina.

Por isso, por mais moderno que seja um notebook, esbarra em uma questão simples: um notebook não tem capacidade para processar alguns tipos de jogos, simples assim.

Se você quer um computador para jogos, esqueça a ideia de comprar um notebook (quer dizer, se você tem muita, mas muita grana para gastar mesmo, até pode, mas tem que ser muita mesmo… hehehe ou então, vai jogar com vários dos recursos dos jogos desativados, o que não é legal).

A ideia aqui é montar um computador com o máximo de capacidade para jogar esses jogos mais pesados e gastando relativamente pouco (relativamente, porque é claro que vão existir gastos que não existiriam na montagem de um computador comum).

Ok, agora algumas coisinhas importantes que você deve ter em mente antes de montar seu computador para jogos. Mas antes, uma explicação:

Dica 1: Quando falo em “montar um computador” não estou querendo dizer que você precisa comprar peça por peça e montar o seu computador você mesmo, até porque são poucas as pessoas que tem conhecimento para tanto, e as que tem não precisariam ler esse texto. O que quero dizer é que hoje em 99% das lojas, você pode comprar o seu computador, montando a configuração que mais lhe agrada, então estamos falando aqui de uma boa configuração para jogos.

Dica 2: Não sou técnico ou especialista em games, falo da minha experiência pessoal, dos contatos que faço com amigos e profissionais do meio e muito suor!

1. O processador é o seu cérebro

Para rodar games não tem jeito, você precisa de um processador capaz de “raciocinar” com rapidez.

Aqui não tem muita conversa não, se você quer o máximo que existe hoje no mercado você precisa um processador de dois núcleos como o Core 2 Duo Extreme, da Intel.

Não tem o que fazer e não vou te iludir. Claro que a grande maioria dos jogos vão rodar com um Pentium 4 sem problemas, mas se você quer o melhor, tem que ser um com dois núcleos.

Agora, para quem tem dinheiro para gastar (se quiser fazer uma doação para um blogueiro trabalhador, fique a vontade!) pode pensar em gastar mais e investir em um processador de 4 núcleos como o Core 2 Quad, da Intel e o Phenom, da AMD.

2. Você vai precisar de uma excelente GPU

Chame de GPU (graphic processing unit) ou chips gráficos, não importa, no fim das contas, basta você saber que são dois os principais fabricantes: NVidia e AMD/ATI.

Recomendo: Geforce 8600 ou a GeForce 8800, da NVidia / a HD 2600 ou a HD 3870, da AMD/ATI.

Acho que deu para perceber que os números aumentam, né? Por exemplo, de 8600 para 8800.

Não vamos perder tempo com a parte técnica aqui, mas basta saber que pelo modelo + o número ao lado, você tem uma GPU melhor, mas também com um custo maior.

Pelo que pesquisei, no momento, a Geforce XFX 8600Gt Fatal1ty é a melhor para games hoje.

Ok, claro que existe inúmeros fatores que devem ser levados em conta, mas como esse texto já está grande demais e muita gente pode achar muito técnico, vou fechar com o que eu considero uma configuração básica para jogos (lembrando que são dicas, ok?), mas que pode ser alterada como você preferir.

Acredito que isso, mais as dicas acima te ajude a clarear as ideias sobre a montagem de uma configuração adequada para jogos:

Processador: Core 2 quad 6600
Memória: 2gb DDR2 800mhz
HD: 160gb
Placa de video: XFX Geforce 8600gt Fatal1ty
Fonte de alimentação: No mínimo 500Watts
Placa mãe: Compatível com as peças

Dica 3: Para quem quiser gastar um pouco mais e ganhar em performance, aconselho trocar a memória de 800mhz por uma de 1066mhz.

Aí está, acredito que agora ficou um pouco mais fácil, né?

Uma última dica

Essa é uma máquina para quem é realmente louco por games no computador, porque para montar uma configuração dessas você vai ter que desembolsar um bom dinheiro.

Portanto, se você não é um desses fanáticos, deveria levar em consideração comprar um PlayStation 3 ou coisa assim ou diminuir um pouco a configuração e gastar menos, mas claro, se gastar menos, a qualidade final do game vai sofrer com isso.

Então, pense bem antes de investir!

Boa sorte e faça bom uso!

Comments

comments