Quais os Principais Tipos de Sites

Website? Que é isso? A pergunta parece meio estranha, mas não é! Escuto perguntas parecidas com essa o tempo todo, quase sempre quando vou visitar um novo cliente, lá vem a pergunta: O que é um site?

site

Imagem: Scyza

Parece estranho que em pleno século 21, onde a tecnologia é tão presente na vida da gente, que alguns empresários não façam ideia do que é um site.

Bom, óbvio que estou falando de empresas de pequeno porte, quando me refiro a pergunta que é feita acima. Não consigo acreditar que alguma empresa de grande porte consiga se manter hoje em dia sem o uso de um computador e o acesso a internet. Mas…

Fiquei pensando nisso um bom tempo e acabei chegando à conclusão que até nós que estamos o tempo todo na internet, utilizamos o Twitter (veja você) e até mesmo o Orkut não sabemos exatamente o que é um site e quais os tipos que existem.

Ao menos eu não sabia e para um turma com quem andei falando, até se sabe, mas a definição em palavras é complicada.

Para tentar resolver isso de vez, vou deixar aqui registrado primeiro uma explicação do que é um website e em seguido, os principais tipos de websites e suas definições básicas. Boa leitura!

Definição Básica

Um site , website ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site. (Fonte: Wikipédia)

Acho que agora ficou bem fácil não é mesmo? Óbvio que não vou entrar na discussão sobre o que é um site e o que é um blog, caso contrário escreveria um livro e não ia adiantar muito.

Vamos agora ver alguns tipos de sites e suas definições básicas.

Sites Institucionais

Um site institucional nada mais é que um ponto de encontro entre um lado e outro, sem muita firula.

Um site institucional geralmente é feito para instituições comerciais, mas nem sempre, pois também podem ser feitos para instituições sem fins lucrativos.

Quando você vê um site de uma empresa onde se encontram links para Página inicial, A Empresa, Serviços e Contato (ou coisa parecida) você está diante de um site institucional.

Sites Midiáticos

Um site midiático é um site antes de tudo informativo e com atualizações frequentes.

Diferente do site institucional, o site midiático é mais dinâmico e conta com uma maior interação dos leitores.

Nessa categoria se encaixam os sites de jornais e revistas, blogs, flogs, fotologs, e todo tipo de “ogs” que você pensar (atualização constante, lembre-se disso).

Sites Aplicativos

Um site aplicativo é uma ferramenta on-line que pode ser utilizada diretamente pelo usuário com aplicativos que por muitas vezes podem substituir (na maioria das vezes são melhores) os aplicativos instalados no seu computador.

Um bom exemplo de site aplicativo é o Google Docs que já falamos por aqui.

Sites Bancos de Dados

Um site banco de dados é na verdade um catálogo de registros e é mais comum se usar na forma de motores de busca (a pesquisa do Google por exemplo).

Sites Comunitários

Um site comunitário é talvez o mais conhecido dos brasileiros, apesar da maioria não se dar conta disso (ao menos não pelo nome que recebe) uma vez que o brasileiro é quem mais utiliza o Orkut no mundo.

Isso mesmo, o Orkut é um site comunitário. Assim como fóruns, chats, sites de relacionamento e afins.

Portais

Os portais são, na minha opinião, a forma mais completa de site. Uma vez que um portal pode trazer em si as características de todos os outros sites que já citei até agora.

A melhor definição de portal, seria um site que tem em si a grande maioria dos serviços da web num mesmo lugar.

Claro que existem outros tipos de sites, eu sei disso, mas pare e pense, será que esse outro tipo de site que você está pensando não se enquadra em um das definições acima?

Bom, espero que agora você possa ao menos dizer o que é um site com mais firmeza e não fique nervoso quando tiver que explicar o que você faz para alguém que não faz ideia do que é internet.

Boa sorte! :D