Webdesign: DFM2HTML, A Melhor Ferramenta Para Criação de Sites

Para quem está interessando em começar no ramo de webdesign e criação para internet de um modo geral, gostaria de apresentar, se não o melhor, um dos melhores programas gratuitos para criação web, o DFM2HTML.

dfmhtml

Veja bem, eu disse “gratuitos”. Eu sei que você, leitor, que também é desenvolvedor profissional ou qualquer coisa do tipo vai vir correndo defender o Dreamweaver.

Não se preocupe e não precisa gastar seus dedos digitando. Eu também acho que o Dreamweaver é o melhor, mas é pago, então…

A ideia aqui é trazer o que há de melhor em matéria de programas gratuitos e nesse caso, não tem programa melhor e mais fácil de se aprender a usar que o DFM2HTML.

O DFM2HTML funciona na base do drag & drop, ou seja, na base do arrastar e soltar, sem mistérios.

Tudo está ao alcance de um clique e os menus e opções de tela são bem simples de serem entendidos, mas no entanto, sabendo o que fazer é possível criar muita coisa com o programa.

Só para te dar uma ideia, eu uso o DFM2HTML tanto para criação de sites institucionais, quanto para criação de layouts para blogs.

Isso mesmo, layouts para blogs! E é bem mais simples que parece!

Tudo o que eu faço é desenhar o layout no DFM2HTML, depois copiar e salvar as imagens, bastando depois ajustá-las no template do blog. Tanto faz, se Blogger ou WordPress.

Como webdesigner posso dizer que cerca de 80% dos projetos que faço, mesmo que tenham que ser programados em um editor, nascem no DFM2HTML.

Vantagens

Além do óbvio, ou seja, o fato de não ser necessário nenhum conhecimento técnico para começar a usar o DFM2HTML, existem inúmeras vantagens que fazem desse programa o melhor programa gratuito de criação de websites.

E se você já conhece um pouco de HTML, JavaScript e PHP poderá criar de pequenos sites institucionais a grandes portais de notícias (o céu é o limite).

Compatibilidade

Como eu disse, se você tem algum conhecimento de HTML, JavaScript e PHP o céu é o limite, uma vez que o DFM2HTML é completamente compatível com PHP e te possibilita inserir códigos em JavaScript e fazer qualquer alteração no código HTML gerado.

Dicas e Truques

Para quem está começando a usar o programa, aqui vão algumas dicas e truques para ajudar:

  • Teclas de atalho
    Esc: Seleciona o pai do objeto
    CTRL + Seta:
    Move o objeto selecionado um pixel
    CTRL + SHIFT + Seta:
    Move o objeto selecionado pela largura da grade
    SHIFT + Seta: Redimensiona o objeto selecionado um pixel
    ALT + botão esquerdo do mouse sobre o conteúdo textual: Abre o editor de texto com o cursor de edição para definir a posição do texto clicado.
  • Linguagem
    A partir da versão (3.4) do programa já foi incorporado o Português do Brasil, portanto, nem a barreira do inglês para quem não fala não é mais problema. Na data de hoje o programa está na sua versão 3.5 onde já foram incorporadas outras novidades, como a opção para o Espanhol como língua base, além da adição de menus.
  • Instalação
    Vá até a página inicial do programa e na parte de baixo da tela você vai ver o link para o download do DFM2HTML. Basta clicar e baixar. Não precisa descompactar nada, pois o site já disponibiliza um executável. Após baixar o programa, clique duas vezes no ícone e instale normalmente.

Quanto a linguagem, não precisa se preocupar, pois na instalação ele já é instalado na sua língua.

Mas se você quiser trocar (eu acho que usá-lo em inglês é mais interessante para quem está querendo começar a desenvolver projetos, uma vez que 99% dos programas usados são em inglês), basta ir até o menu superior e clicar em Ferramentas e em Linguagem escolher a que desejar (no caso o inglês, mas você pode optar por Alemão, Italiano, Espanhol e até Eslovaco).

Enfim, o DFM2HTML é um programa simples, porém completo. Diria sem frescuras. Funciona perfeitamente e cumpre o que promete!

Se o seu negócio é começar no ramo de criação web, esse é o seu programa.

Comments

comments