Windows XP Temas: Instalação Sem Problemas Com Universal Theme Patcher

windowsxp-temas

O visual de cada pacote de atualizações que saem para o Windows é sempre muito bonito e diferente do anterior, mas na verdade, depois de algum tempo usando começamos a ficar enjoados da cara dele não é mesmo?

Eu, pelo menos, fico! 😀

Então, vamos aprender como mudar completamente o visual do Windows sem medo ou mistério? Vamos lá!

Temas que não funcionam

Um dos maiores e mais frustrantes problemas de quem tenta instalar um novo tema é, na maioria das vezes, não conseguir fazer essa instalação por incompatibilidade ou a mesmo a falta de algum arquivo próprio no seu Windows.

Para acabar com isso existem programas que são desenvolvidos exclusivamente para esse fim. São programas leves, mas que funcionam.

Entre tantos disponíveis, existe um que eu indico por ser simples de usar, leve e o mais importante: funciona!

Universal Theme Patcher

A maioria dos programas do tipo até instala o tema no seu computador, mas o problema não está em instalar e sim em desinstalar o tema.

Quase todos os programas fazem alterações nos arquivos, registros e DLLs do Windows que depois não podem ser desfeitas, te dando apenas duas opções: ou você fica com o tema que instalou ou formata o computador.

Já o Universal Theme Patcher faz as modificações necessárias e quando você não quer mais aquele tema, ele desfaz tudo e volta os arquivos, registros e DLLs que alterou para o estado original (fantástico).

Como usar

1. Baixe o Universal Theme Patcher e instale o programa

Ao fazer o download do programa e descompactá-lo você verá uma pasta chamada UniversalThemePatcher_20090409. Basta clicar sobre ela para acessar o seu conteúdo.

Dentro da pasta você encontra dois arquivos executáveis. Um UniversalThemePatcher-x64.exe que só deve ser usado por quem tem a versão de 64 bits do Windows instalada.

O outro arquivo é o UniversalThemePatcher-x86 que é para quem tem a versão de 32bits do Windows instalada.

Dica 1: O executável certo para o seu sistema terá um ícone do programa, já o outro terá um ícone do sistema (uma telinha ou coisa assim).

2. Executando o programa

Ao escolher a sua versão e executar o arquivo (dois cliques sobre ele), uma janela irá se abrir. Escolha a linguagem e clique em OK.

Na próxima janela você verá uma mensagem informando a quantidade de arquivos que precisam ser alterados. Clique em Sim para continuar e na próxima janela você verá vários comandos onde cada um tem dois botões ao seu lado que são Patch e Restore.

Clicando em Patch você faz as mudanças necessárias (clique em todos os que aparecerem).

Se depois você quiser restaurar para as configurações originais ou para instalar outro tema, basta executar o programa novamente e clicar em Restore onde antes você clicou em Patch (ou seja, todos).

Dica 2: Se tiver problemas e o botão Patch não carregar (isso é por conta da versão do programa não ser compatível com o seu sistema) vá até o site do desenvolvedor e baixe outra versão.

Dica 3: Ao baixar um tema, descompacte a pasta e entre na pasta que tem o mesmo nome do tema que você acabou de baixar. Dentro dela você vai ver um arquivo que é um Arquivo de estilo visual do Windows. Dê um duplo clique sobre ele e a janela Propriedades de vídeo irá abrir já na aba Aparência com destaque para o tema que você está instalando. Clique em Aplicar, aguarde alguns segundo para as mudanças serem feitas e clique em OK para finalizar.

Pronto! Seu novo tema está instalado!

Para quem ficou curioso, instalei para esse tutorial o tema Windows 7 Glass Visual Style for XP que é lindo e mais que recomendado!

Além de visualmente muito atraente, me deixou com a sensação do Windows ter ficado um pouco mais rápido. Não sei até que ponto isso é real ou está ligado as cores, sei lá.

Faça o teste: Windows 7 Glass Visual Style for XP

Faça bom uso!

Comments

comments