Free Monitor For Google, Analise e Melhore a Posição dos Seus Artigos nas Pesquisas do Google

free-monitor-for-google-logo

Já parou para pensar que por mais que você melhore seu texto, use palavras-chave em negrito, itálico e chegue a fazer dança da pesquisa ao redor do computador (nunca vi a dança, mas aposto que tem gente que tenta) você não consegue ranquear seus artigos na primeira página da pesquisa do Google?

Bom, tirando o fato de um trabalho enorme em SEO e muito QI (quem indica) com relação a relevância dos sites/blogs que tem links apontando para o seu, existem algumas ferramentas que não chegam ao conhecimento de todos.

Isso acontece, porque quem usa, sabe que funciona e não quer dividir com ninguém porque acredita que se fizer isso, vai parar de obter resultados positivos.

Bom, eu não concordo com isso, simplesmente pelo fato de que é necessário muito trabalho para se conseguir um resultado verdadeiramente positivo e são poucas as pessoas que estão dispostas a ter esse trabalho.

Free Monitor For Google

É uma ferramenta gratuita que funciona analisando os resultados da pesquisa do Google baseados nas palavras-chave que as pessoas utilizam para chegar até o seu blog, fornecendo um relatório de quais e em que posição seus posts estão rankeados.

Antes de começar a usá-lo

Antes de mais nada, vou partir do pressuposto que você já tem um blog com alguns artigos publicados. Ou seja, seu blog está aí faz tempo e bem indexado pelo Google.

Depois disso, outra coisa da qual você vai precisar para usar o Free Monitor For Google é de uma ferramenta que lhe ajude a descobrir quais as palavras-chave mais usadas pelos usuários do Google para chegar até o seu blog: Google Analytics.

Bom, entre outras coisas, além do fato de ser um serviço do Google e ser gratuito (gosto de coisas grátis que funcionam bem), ele é confiável.

Não só nas palavras-chave, como nas estatísticas com relação as pesquisas (mas, isso é assunto para um outro artigo).

Onde encontrar no Analytics as palavras-chaves:

  • Entre na sua conta do Analytics e vá até o relatório normal.
  • Em seguida, no menu que aparece a esquerda da tela, clique em Traffic Sources e nos links que aparecem clique em Keywords.

Pronto! Role a barra e veja uma lista com as 10 principais palavras-chave pesquisadas pelos usuários da pesquisa e que fizeram com que chegassem até o seu blog.

Agora você já tem as palavras-chave e pode usá-las para alimentar o Free Monitor For Google.

Como começar a usar o Free Monitor

Faça o download do Free Monitor For Google e faça a instalação normal (o download é um executável, não tem mistério).

Depois de instalar, abra o programa e clique em uma cruzinha (um sinal de mais) de cor verde, como mostra a figura abaixo:

free-monitor-for-google

Abrirá uma janela para que você possa adicionar a URL do seu site e em seguida aparecerá automaticamente uma outra janela onde você terá que adicionar as palavras-chave.

Em seguida clique em OK e voltando a janela do programa, clique em uma lupa que aparece do lado direito como mostra a figura:

free-monitor-for-google2

Assim que você clicar na lupa, a análise irá se iniciar.

Terminada a análise, você verá os resultados e vai saber como cada artigo do seu blog está rankeado na pesquisa do Google.

Depois, clicando sobre cada um você verá na janela ao lado quais artigos de outros blogs/sites estão rankeados antes ou depois do seu.

Tudo bem, tudo bom, mas como eu vou usar essa informação?

Simples! Para fazer uma social!

Heim?

Sério, tudo o que você vai ter que fazer estando de posse dessa informação é visitar cada um dos sites/blogs que estão na sua frente na pesquisa (até os que estão depois de você também, se tiver tempo claro) e tentar interagir de alguma forma.

Você pode fazer um comentário sobre o artigo, dizendo que tem um artigo sobre o mesmo assunto e deixar ali o link para o seu artigo.

Tentar conversar com o responsável e fazê-lo incluir um link para o seu artigo no artigo dele (no melhor estilo missão impossível), além de conseguir links para esse seu artigo em outros sites/blogs de peso.

E o que mais sua imaginação mandar.

O importante aqui é que você consiga adicionar um link para o seu artigo na página do artigo que está na sua frente da pesquisa.

Tá legal, mas o que isso faz?

Bom, tentando explicar da maneira mais simples possível, a pesquisa do Google tem um “robozinho” que de tempos em tempos passa em cada um dos sites/blogs indexados e verifica entre outras coisas, os links internos e externos.

Um artigo que está na sua frente nos resultados da pesquisa, tem uma maior “autoridade” aos olhos do robozinho.

Quando ele encontra um link para o seu artigo no artigo que está a sua frente, essa autoridade é compartilhada com o seu artigo.

Somando isso a todos os links que você conseguir (troca de links não é uma boa). Você conseguirá fazer o seu artigo subir nos resultados da pesquisa.

Seu ideal aqui deve ser fazer com que seus artigos alcancem e permaneçam em primeiro lugar nas pesquisas.

Não é fácil!

A teoria é muito fácil, já a prática…

Como eu disse no início, não precisa ter medo de dividir esse tipo de informação com os outros, já que são poucos os que estão dispostos a fazer esse tipo de trabalho. Isso porque no começo é interessante e divertido.

Agora, imagine-se fazendo esse trabalho com todos os artigos do seu blog, no mínimo uma vez por semana. Não é tão divertido assim, não é mesmo?

É um trabalho enorme, muito desgastante e que só aumenta com o tempo, uma vez que o seu blog está sempre crescendo com novos artigos.

Portanto, está aí uma super dica para que você possa fazer os seus artigos melhorarem de posicionamento nas pesquisas do Google e quem sabe um dia, ver grande parte deles rankeado em primeiro lugar para determinada palavra-chave.

Não é impossível, pelo contrário, é mais fácil do que você pode imaginar, mas é preciso muito trabalho e disposição para realizar esse trabalho todos os dias, sem desistir ou desanimar.

Pense nisso e se você realmente quer ser um(a) blogueiro(a) de sucesso, está na hora de encarar a realidade de frente e aprender que blogar pode, sim, ser uma profissão como outra qualquer, mas que para ter um nome e chegar a ser reconhecido no meio, existe muito trabalho pelo caminho.

O que você está esperando para começar a usar o Free Monitor For Google?

Boa sorte, ao trabalho e faça bom uso!

Comments

comments