5 Coisas Que Você Deveria Saber Antes de Começar a Blogar

moca-computador
Photo Credit: dashek

Hoje em dia é tão fácil se criar um blog que em cinco minutos você tem um. Isso é bom por um lado, pois democratiza e dá direito de todos se expressarem.

Mas por outro lado, isso é ruim, porque abre espaço para que muita gente comece um blog e desista em seguida.

São os que eu chamo de iludidos, seja pelos blogs que “ensinam” a ganhar dinheiro, seja pelos blogueiros que juram ganhar uma fortuna com seus blogs (eu conheço uns três ou quatro que realmente ganham muito bem, mas pode acreditar, não saem fazendo propaganda disso por aí).

Eu vejo todos os dias pessoas querendo saber como começar a blogar?, como ganhar dinheiro na internet?, etc.

Bom, não tenho todas as respostas, mas tenho alguma experiência, principalmente quando o assunto é criação de layouts para sites/blogs.

E por conta dessa experiência que resolvi escrever esse texto para tentar ajudar quem quer saber como criar um layout bacana e começar um blog com o pé direito.

Espero que você goste do que vai encontrar aqui e que te ajude a começar. Boa leitura!

1. Não duvide, existe um padrão!

Existe um padrão entre os blogs de maior sucesso e o quanto antes você entender isso melhor. E não estou te dizendo que uns ficam copiando os outros e muito menos que você deva copiar alguém.

O que estou dizendo é que os visitantes estão acostumados a seguir um certo padrão quando visitam um blog e se o seu blog segue esse padrão, existe uma tendência muito mais do visitante se sentir bem e permanecer. Gostar do conteúdo e voltar. Visualizar várias páginas e até clicar em seus anúncios. Tudo de forma natural, apenas seguindo um padrão.

Comece a visitar os blogs mais conhecidos. Perceba como eles usam as imagens, como o texto é formatado, de que lado fica a barra lateral e de que lado fica o texto. Qual a largura do cabeçalho e como é o rodapé… se você começar a prestar atenção em tudo, vai começar a perceber um padrão que se repete e que se repete porque funciona. Pense nisso.

2. Navegar é preciso!

Existe uma coisinha chamada navegabilidade que é praticamente desconhecida da maioria das pessoas que começam um blog. Apesar de sistemas como o Blogger que ajuda e muito em matéria de navegabilidade, as pessoas conseguem usá-lo da forma mais errada possível e dificultam a experiência do usuário ao máximo, quando a intenção devia ser bem ao contrário.

Lembre-se, a internet está crescendo a cada dia e fica cada vez mais difícil encontrar as informações desejadas. Portanto, seu papel deve ser facilitar ao máximo que o usuário encontre o que procura no seu blog, a no máximo dois cliques de distância.

3. Quem é você e como te encontro?

Parece inacreditável, mas a maioria dos blogs não tem uma página que diz quem é a pessoa ou empresa responsável por ele e muito menos oferece uma forma de entrar em contato.

Se você quer que as pessoas levem a sério o que você diz, não pode esperar que alguém te siga se você não pode nem se apresentar e nem está disposto a interagir com seus leitores.

As pessoas querem saber quem escreve, o que faz e de onde vem o blog que gostam de acompanhar. Faz parte do jogo!

4. Uma imagem vale mais que mil palavras!

Aposto que você já ouviu essa frase várias e várias vezes, certo? Se já ouviu, porque quando cria um blog se esquece dela? Isso mesmo, a maioria dos blogs não usa imagens para ilustrar seus textos ou quando usa, não se preocupa com a escolha, tão pouco com a forma correta de usar.

Falar em licença de uso então, nem pensar. Uma imagem vale mais que mil palavras. Uma imagem bem usada e de acordo com o que é certo vale mais que um dicionário inteiro.

Saber usar imagens em conjunto com o texto é uma arte e que não tem outra forma de aprender que não seja praticando. Portanto, pratique!

5. Links são ligações e não saídas!

Muita gente evita linkar outros blogs com medo de que seus leitores saiam e não voltem. Não se deixe enganar, os links são a base da internet, sem links, não existe rede. O que você precisa entender é que o mais importante não é não linkar com medo de perder, mas sim, linkar para ganhar.

Quando você linka um blog de qualidade, que vai enriquecer o seu texto com informações úteis, você ajuda seu leitor que em troca, na grande maioria das vezes, vai se lembrar de quem o ajudou e vai voltar mais e mais vezes para encontrar outros conteúdo que possam ajudá-lo.

Ou seja, ele sempre irá voltar ao seu blog para encontrar informações sobre aquele tipo de conteúdo. Isso se chama fidelização e é disso que vivem os grandes blogs.

É claro que existem muito mais coisas que você deveria saber antes de começar a blogar e que podem ser facilmente encontradas pela rede, mas aí estão cinco pontos que vão te ajudar a começar com o pé direito, pode apostar.

Faça bom uso!

Comments

comments