Facebook: Um Pouco de História e Um Exemplo de Empreendedorismo

facebook

Para quem não conhece (se é que tem alguém que ainda não ouviu falar) o Facebook, vamos falar um pouco sobre ele aqui. E para quem já conhece, leia também, você pode ficar sabendo de coisas que nem desconfia…

Um pouco de história

facebook-logo

O Facebook é um site de relacionamentos, ao menos, a premissa é essa.

Lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard, o Facebook no início era restrito aos estudantes de Harvard, mas com o tempo o serviço foi sendo expandido para Massachusetts, Boston e em cerca de 2 meses o Facebook já estava espalhado por várias faculdades dos EUA.

Em fevereiro de 2006 o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e até algumas empresas. Seguindo a regra de permitir acesso apenas a usuários com mais de 13 anos de idade.

Hoje em dia, para participar, basta visitar o site e se cadastrar. E fazer parte de uma comunidade que já conta com mais de 58 milhões de usuários.

O chefe

facebook-markzuckerberg

Imagem: Scrape TV News

Nascido em 1984 em uma família judia de Dobbs Ferry no estado de Nova York, Mark Zuckerberg começou a programar computadores aos 12 anos e em março de 2008, segundo a revista Forbes, ele havia entrado para o seleto grupo de 1.125 magnatas do mundo, os quais possuem fortunas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

Um moleque que anda desleixado, sempre de camiseta, calça e chinelo, Mark Zuckerberg é o retrato da nova geração de grandes empresários: sem tempo e disposição para ficar comparando “o meu é maior que o seu” e sim preocupados em ganhar dinheiro de verdade e fazer seus negócios prosperarem.

Um baita exemplo de empreendedor do presente. Não há como negar!

Mas quais as vantagens do Facebook?

O Facebook é no fundo mais um serviço de rede social que funciona bem. Assim como o Orkut, também promete reunir amigos e compartilhar informações de forma descomplicada para que qualquer pessoa possa usar.

Na real, não é beeem assim!

O Facebook, digamos assim, é um pouco mais “complicado” que os outros serviços parecidos. Isso porque não dá tudo “mastigado” para os usuários.

E acredite se quiser, essa tem sido uma das principais razões para algumas pessoas deixarem de usar serviços como o Orkut o e passarem a usar o Facebook.

Quanto as vantagens de fato, existem e podem ser listadas:

  • Encontrar amigos e colegas de escola e trabalho
    Básico e realmente funciona, já que muita gente está optando pelo Facebook, a cada dia fica mais fácil encontrar conhecidos por lá.
  • Compartilhar vídeos
    Além das fotos (razão principal do serviço existir), você não só pode destribuir os links que encontra pela web, mas arquivos de vídeo em si podem ser compartilhados através do Facebook.
  • Chamadas de Voz
    Serviços como o Skype podem ser utilizados sem maiores problemas. Tudo o que você precisa é ter uma conta.

E tantos outros recursos que precisaríamos escrever um eBook só para isso.

Portanto, o melhor que você pode fazer agora é começar a testar o Facebook e deixar suas impressões nos comentários desta página. Tanto para ajudar quem está começando, quanto para contribuir a espalhar a palavra!

E se você é blogueiro(a), pode aproveitar e promover o seu blog no Facebook em 4 passos simples! 😉

Faça bom uso!

Fontes:
Wikipédia: Facebook
Folha Online: Conheça Mark Zuckerberg, o magnata mais jovem do mundo

Comments

comments