Inspiração: A Difícil Arte de Manter um Blog Atualizado!

leitura-inspiracao

Imagem: Kym McLeod

Muita gente que me conhece e sabe do meu trabalho diário fica me perguntando como consigo escrever uma média de 3 textos por dia, todos os dias?

Bom, não vejo nada de espantoso nisso, pelo contrário, eu vejo isso como algo normal e já cheguei a escrever mais que isso por dia.

Só não faço mais hoje, porque também trabalho fora da internet boa parte do meu dia.

Mas, a pergunta que não quer calar: Onde encontrar inspiração para tanto conteúdo?

Informação é fácil

Hoje em dia, basta jogar uma palavra na pesquisa do Google para receber de volta várias e várias páginas com informações sobre o tema. Óbvio que uma necessidade de filtro e um mínimo de confiança na fonte dessa informação é essencial.

Fora isso, existem várias e várias formas de conseguir inspiração. Mas o que eu quero passar aqui, não é como conseguir inspiração (apesar de te dar isso aqui logo abaixo) e sim te dizer que inspiração, no nosso caso, simples blogueiros, é 99% de transpiração!

Lembrando que antes de mais nada, o que você lê aqui é a minha opinião pessoal, baseada na minha experiência, ok?

É fato que nem todo mundo consegue saber sempre sobre o que escrever. Mesmo quem escreve um blog de nicho fica perdido às vezes. Isso é normal.

O problema é quando você não pode se dar ao luxo de perder tempo ou de ficar sem publicar um dia que seja, aí só mesmo com duas palavras que começam com “trans”: Transpiração e transparência.

Se você começar a olhar cada um dos textos aqui escritos por mim, logo vai notar claramente quando estou inspirado e quando estou transpirando. Existe essa diferente e ela é clara.

Portanto, não me preocupe em esconder, pelo contrário, me sinto muito feliz e realizado quando essa diferença salta aos olhos (transparência). Afinal de contas, é sinal que a minha inspiração quanto vem, vem mesmo!

E a transparência não está só aí, está também nos links, indicações e referências, além do contato sincero com o leitor.

Já a transpiração é nítida e se faz presente em texto que são claramente uma lista sem fim ou um monte de informações conectadas em busca de um sentido.

E não, eu não enlouqueci e nem estou desfazendo do meu próprio trabalho. Muito pelo contrário, quero mesmo é que você saiba que é possível atualizar um blog, com qualidade e transparência, assuntos sérios e relevantes, mesmo sem inspiração.

Mas, na minha humilde opinião, o que faz um blog se destacar dos demais, são os raros momentos de inspiração que surgem vez ou outra.

Bons professores são fundamentais

Tive a sorte de ter bons professores e aprender um pouco com cada um deles, ainda que alguns não se deem conta disso e outros saibam descaradamente da minha gratidão.

Não me canso de indicar a Nospheratt, assim como a Letícia (sim é minha namorada, morram de inveja :D) como exemplos de inspiração e talento para escrever.

Assim como não posso nunca deixar de citar o Contraditorium como um exemplo do que expliquei acima (os momentos de inspiração superam qualquer expectativa).

Apesar de vez ou outra discordar das coisas que o Cardoso diz, e duvido que ele saiba quem sou eu, não é por isso que vou deixar de ler o seu blog, pois quando ela acerta a mão eu ganho o meu dia (e quando ele erra também).

Claro que todos pisam na bola, mas isso não quer dizer nada, apenas que todos são humanos.

Os leitores podem te ajudar

É nos comentários dos leitores do blog que aparecem a maior inspiração que posso ter. Seja me elogiando ou criticando, seja com um assunto que não tem nada com o texto em questão.

Sempre, sempre aparece alguma coisa que vale um post.

Então, se é assim, porque todos não fazem isso?

Muita gente acredita que leitor não sabe de nada e se esquece que sem leitores não existe um blog!

Assuntos da moda

Particularmente não gosto dos tais hypes, mas tem gente que defende essa prática para conseguir audiência.

De qualquer forma, se é válido ou não é você quem decide, no final a qualidade do seu texto é que vai fazer a diferença.

Inspiração, por favor!

Como o assunto aqui é inspiração, nada melhor que fechar esse artigo com dicas de onde encontrá-la.

E como já li coisas do tipo em outros blogs que gosto e recomendo, nada mais justo que mandar você até lá. Confira:

Está aí, inspiração que não acaba mais!

Agora paciência, se você realmente quer ter um blog que dure por muito tempo e que chegue a se tornar referência de alguma coisa, antes de se inspirar é bom se acostumar com o fato de que vai ter que transpirar. E muito!

Faça bom uso!

Comments

comments