Blogger: Eu Uso e Recomendo!

blogger

Muita gente acredita, defende e grita aos quatro cantos que não se deve nem pensar em começar um blog sério usando o Blogger ou outro sistema gratuito como plataforma, que o ideal é começar com WordPress instalado, com hospedagem paga e tudo mais… bom, eu discordo!

Acredito sinceramente que não tem nada de errado em se começar, ou até mesmo, manter um blog em um sistema gratuito como o Blogger.

É tudo muito simples, tudo vai depender muito mais do conteúdo do seu blog e do tema escolhido que da plataforma em si.

Por exemplo:

Um blog que fala sobre ganhar dinheiro, programas de afiliados, etc. não tem como ser levado muito a sério com um domínio e hospedagem em um serviço como o Blogger, simplesmente porque ele vai falar (na maioria das vezes) de programas e serviços que só funcionam em WordPress por conta de plugins e, muitas vezes, pela necessidade de usar PHP e/ou banco de dados.

Já um blog de humor, um blog mais pessoal ou até mesmo um portfólio, não tem porque se gastar com hospedagem se o Blogger hoje em dia te dá a oportunidade de ter a sua marca utilizando a hospedagem gratuita.

Seu próprio domínio

Hoje é possível comprar seu domínio e usá-lo no Blogger, ou até mesmo comprar um domínio através do próprio Blogger pagando 10 dólares por ano (isso mesmo, por ano).

Para tanto, basta criar seu blog e ir até Configurações e na aba Publicação clique em Domínio personalizado.

Aponte seu domínio ou compre um com um cartão de crédito internacional através da própria plataforma. É bem rápido e fácil, não tem erro.

Templates – A cara do seu blog

Posso falar com conhecimento de causa, afinal de contas eu vivo disso.

Vivo de criar templates para blogs e posso afirmar que hoje em dia, apesar das limitações, já é possível utilizar no Blogger, grande parte das funcionalidades criadas para WordPress. Basta para isso ter um pouco de paciência e conhecimento.

Ter um template personalizado não é desculpa. Mesmo para quem não pode ou não quer pagar por um, existem blogs que disponibilizam templates prontos e de excelente qualidade.

O conteúdo manda

Se o uso do domínio e a aparência do blog já não são problemas, então porque todo mundo não abandona o WordPress e fica com o Blogger?

Simples! Nem tudo é possível de se fazer no Blogger (ainda)!

A cada dia surgem novas funcionalidades e são muitas as pessoas trabalhando para melhorar o Blogger e na sua grande maioria, sem ganhar nada com isso.

Sou fã, usuário e recomendo!

Se a desculpa é que esse é um serviço gratuito e você não tem controle sobre nada, pense outra vez!

Com um domínio próprio e backups sempre que atualizar o blog, você não tem com o que se preocupar.

A qualquer sinal de problema, basta mudar, pois o nome, e consequentemente, os links, pagerank, etc. vão com você para onde for!

Pense nisso e dê uma chance ao Blogger! 😉

Comments

comments