Ganhar na Internet: Possibilidades de Ganhar Dinheiro com um Blog


Photo Credit: strelok

Muito se fala e claro, muito se escreve quando o assunto é ganhar dinheiro na internet, mas de fato, concreto mesmo pouco se aproveita.

Sempre me perguntam o que fazer, e eu respondo: Não tem segredo, o que tem é muito trabalho!

Só com essa resposta muita gente já desiste e nem fala mais nada. Já para os que insistem e continuam querendo saber, eu costumo explicar que os caminhos são muitos, mas antes de mais nada você precisa ter conteúdo de qualidade e tempo de estrada (aí já vão mais alguns embora).

Para os que realmente querem saber como ganhar dinheiro na internet com blogs, aqui vão algumas dicas que julgo fundamentais e que sempre procuro passar para todos.

1. Anúncios que pagam por cliques

Claro, aqui o AdSense manda! Não tem para ninguém quando o assunto é pagamento por clique.

Fora o fato de ser contextual, ou seja, de acordo com o conteúdo do artigo onde se encontra, o que por si só já aumenta e muito a chance de ganhar um clique por parte do leitor, você pode trabalhar seus textos de acordo com anúncios que pagam mais. Fantástico e mais que recomendado!

2. Programas de afiliados

Os programas de afiliados existem aos montes, mas de fato são poucos os que realmente funcionam e trazem algum lucro para o blogueiro. Geralmente funcionam pagando comissões por produtos vendidos e/ou cadastros feitos.

São vários em uma pesquisa simples no Google você já encontra as melhores indicações. Dos que eu uso e recomendo destaca-se o UOL Afiliados. Simples de usar e justo na hora do pagamento. Confira!

3. Doações

Não meu amigo, eu não estou ficando louco! Muita gente ganha dinheiro em seus blogs simplesmente colocando um botão em seu blog pedindo uma doação pelo trabalho que prestam.

Isso funciona muito bem até onde eu sei, principalmente com desenvolvedores de programas gratuitos e/ou de código aberto. Pense nisso!

4. Consultoria em blogs ou não

Você pode não saber, mas já tem gente disposta a pagar para aprender a blogar. Além disso, se você é um especialista na área sobre a qual escreve em seu blog, está na hora de começar a pensar em se tornar um consultor sobre o assunto e ganhar por isso (eu sei que funciona porque faço isso e ajuda a pagar minhas contas).

Basta se informar como se faz uma consultoria (o Sebrae está aí para isso) e como colocar suas ideias no papel, além de se soltar e perder a vergonha, claro. De resto, deixe seu conhecimento ser o seu cartão de visitas.

5. eBooks e cursos online

Escrever um eBook falando sobre seus conhecimentos em uma área específica ou mesmo como uma espécie de biografia, já faz parte da realidade de vários blogueiros de sucesso, com tiragens muito maiores que grandes autores que vendem nas prateleiras das grandes livrarias.

Os blogueiros estão cada vez mais investindo em repassar seu conhecimento de forma fechada, para poucas pessoas que estejam de fato dispostas a aprender e a pagar por isso.

6. Patrocínio

Ainda é raro no Brasil, mas já existem alguns casos de blogueiros patrocinados por empresas. São empresas pagando blogueiros para manter blogs atualizados diariamente em seu nome ou mesmo para adicionar anúncios exclusivos para os leitores de determinado blog.

É um mercado que está só começando, mas que anda a passos largos e aberto para quem estiver preparado e for maduro o suficiente para fechar um contrato e conseguir cumprir.

7. Vendendo o blog

Já não tão raro assim quanto o patrocínio é a venda de blogs. Já são muitos os casos de blogueiros sendo abordados por empresas, investidores e pessoas dispostas a apostar que pagam e muito bem pelo blog.

E em alguns casos, você pode até vender seu blog e continuar escrevendo nele sendo pago por isso. Já pensou?

Meus amigos, as oportunidades estão aí! Tudo o que você precisa é estar preparado e aberto para o que vier!

Boa sorte e faça bom uso!

Comments

comments