Otimização: 5 Pontos Básicos Para Começar Bem

Muito se fala sobre otimização de sites para os motores de busca (técnicas SEO) e tantas outras coisas, que a maioria das pessoas acabam se esquecendo que existe um básico que precisa ser levado em conta.

Portanto, seja para você que está começando ou mesmo você que já tem tempo de estrada, vamos ver 5 pontos básicos que precisam ser levados em conta antes de se preocupar de fato com otimização.

1. O conteúdo é fundamental

Não adianta você querer otimizar o nada! Se o seu blog não tem conteúdo, como é que você imagina conseguir algum resultado junto aos motores de busca (entenda-se principalmente a pesquisa do Google).

E olha que quando falo de conteúdo, não estou só me referindo a quantidade. Não pense você que sair por aí copiando sites de notícias e artigos de outros blogs vai adiantar (o Google não gosta de gente “esperta”).

Quando me refiro a conteúdo, estou me referindo a material próprio e de qualidade.

2. Linkando seu próprio blog

Muita gente faz pesquisa e tudo mais para conseguir bons links de referência em outros sites, mas são poucos os que conseguem escrever um parágrafo pensando em um texto de seu próprio blog para linká-lo em seguida.

Aprenda que é muito importante ter link internos, ou seja, links que apontam para artigos do seu próprio blog.

Isso porque gera visitas a esse post mais antigo, tanto pelos leitores como pelo “robozinho” do Google.

3. Linkando outros blogs

Tão importante quanto linkar seu próprio blog é linkar outros blogs.

São poucas pessoas que se dão conta da importância de linkar outros blogs, mas você pode e deve se ligar nisso.

Pois, além de chamar a atenção do blogueiro que você está linkando, faz com que seus leitores levem em conta o fato de você primeiro pensar em oferecer conteúdo de qualidade (mesmo que de outro blog), ao invés de ficar se preocupando se vai ou não perder visitas para o “concorrente” (os leitores gostam disso).

E fora isso, o robozinho do Google adora encontrar links de qualidade dentro de um texto!

4. Cuide bem dos seus títulos

Não vai adiantar muito ter um conteúdo de qualidade, cuidar bem dos links internos e externos, se você não sabe como criar um título de qualidade.

O título do seu artigo é tão importante quanto o próprio artigo e deve ter tanta qualidade quanto.

Faça do seu título uma forma de descrever o texto, um resumo sobre o que vai ser encontrado ali.

Confira mais dicas sobre como escrever títulos eficientes em Web Copywriting: Como Escrever Títulos Mais Eficazes e Envolventes Para Seus Posts.

5. O leitor é sua melhor propaganda

Não tem jeito, por mais que se desenvolvam ferramentas e estratégias para conseguir visitas e alavancar um blog, ainda não inventaram nada melhor para conseguir um lugar ao sol que o boca a boca.

Trate seu leitor como quem cuida de seu bem mais precioso (o que de fato ele é, pois sem leitores não existe um blog, muito menos sucesso com um blog).

Não seja falso ou dissimulado, seja você mesmo e use aquele dito que já vem da época dos nossos avós:

Trate os outros como você gostaria de ser tratado!

Pense bem sobre isso, faça uma reflexão sobre como anda o seu blog e o que você pode fazer antes de pensar em otimização.

Aí estão, 5 pontos básicos para começar bem antes de se preocupar com otimização.

Faça bom uso!

Inspirado em: 8 First Step SEO Tips for Bloggers

Comments

comments