WordPress: 10 Plugins Essenciais Para Fazer um Trabalho Profissional

WordPress

Quem está começando um blog em WordPress logo de cara já ouve falar dos tais plugins. Eu mesmo quase todos os dias tenho que responder Quais os melhores plugins para quem está começando? e O que é um plugin?, etc.

Para tentar resolver isso de vez, resolvi escrever este artigo com uma explicação simples e os melhores plugins que uso ou já usei e posso recomendar sem sustos!

Então, antes de mais nada, vamos entender o que é um plugin:

Na informática, um plugin (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda. (Wikipédia)

Agora que já sabemos o que é, vamos ver o meu top 10 de plugins essenciais para fazer um trabalho profissional com WordPress. Espero que gostem!

1. All in One SEO Pack

Esse é sem dúvida o melhor plugin já criado para WordPress e indico sempre que posso, pois o All in One SEO Pack é o plugin perfeito para quem começou um blog e se esqueceu de editar a forma como os títulos dos artigos aparecem.

Sem essa edição, as urls dos artigos mostram números e não o título do artigo como deveria ser. Para você isso pode não fazer diferença, mas imagine alguém que faz uma pesquisa no Google e encontra dois resultados. Um é um título comum, o outro o seu título que é só o título do blog com letras e números.

Ou seja, ele não pode saber do que se trata exatamente o seu artigo, uma vez que a maioria não lê nada além do título para se decidir entrar em um blog ou não. E o que acontece? Você acaba de perder um leitor. Isso acontece e, acredite, quando começar a usar o All in One SEO Pack vai me agradecer pelo aumento na quantidade de visitantes vindos dos buscadores.

2. WordPress Database Backup

Um plugin desses que só vamos saber o quanto são essenciais depois que começamos a usar. Simplesmente o melhor e mais completo para criar backups do seu blog e te dar a tranquilidade de continuar trabalhando caso algo aconteça e você precise restaurá-lo. Simples e eficiente!

3. Akismet

Desenvolvido para ser um filtro contra spam na área de comentário e cumpre seu papel.

4. Theme Test Drive

Plugin fantástico que deveria constar em toda lista feita sobre plugins. Ele simplesmente te permite testar outros temas e fazer ajustes nos mesmos, sem que seus leitores vejam essa troca. Não é fantástico?

Quer dizer, você pode testar o tema que quiser e mesmo depois de escolher o que vai usar, você pode fazer ajustes que ninguém vai ver, só você. Fantástico!

5. Maintenance Mode

Plugin que você pode sem problema algum usar em conjunto com o Theme Test Drive ou, melhor, como uma espécie de complemento, uma vez que o Maintenance foi criado (e funciona) para deixar um aviso para os seus leitores que o blog está em manutenção ou que você está trocando o template.

Claro, ele pode (e deve) ser usado sozinho também, já que muitas vezes precisamos e/ou queremos fazer algumas alterações na estrutura do blog e é sempre bom deixar o leitor saber do processo. Muito eficiente e interessante, vale a pena testar.

6. Sitemap Generator Plugin

Um plugin que cria uma lista dos seus artigos distribuídos pelas categorias do seu blog. Ou seja, cria um sitemap simples e muito eficiente. Você pode criar um página específica e facilitar e muito a vida dos seus leitores.

7. SEO Title Tag

Possibilita alterar os títulos dos seus artigos para que os buscadores os vejam de um jeito e os leitores do blog de outro.

O único problema é que ele altera o título que aparece no navegador na parte superior, mas como não é todo mundo que olha para esse lado, não é tão problemático assim. E outra, os resultados proporcionados (positivos) valem o “probleminha”. Confira!

8. WP Super Cache

Plugin simples, mas que torna a vida do leitor bem mais fácil, fazendo com que você ganhe pontos.

Ele funciona de forma simples e o que faz é criar páginas html estáticas, ou seja, sem a necessidade de rodar o php do servidor toda vez que o leitor entra no blog, deixando tudo muito mais rápido.

9. Similar Posts

Um plugin que cria um lista em cada artigo do seu blog com artigos relacionados.

E todo mundo sabe que uma lista de artigos relacionados faz com que o leitor veja mais páginas e consequentemente aumenta o seu tempo de permanência no blog. Fato que é bom em vários aspectos. Confira!

10. WordPress.com Stats

E depois de tantas mudanças (para melhor) no seu blog, você vai querer e precisar saber (faz parte) das estatísticas do seu blog, certo?

Para isso, nada melhor que um plugin como o WordPress.com Stats que faz esse trabalho direto. Ou seja, você não fica dependendo de um serviço externo para ter os números do seu blog a mão quando quiser.

É isso pessoal, aí está o meu Top 10 de plugins essenciais para fazer um trabalho profissional com WordPress.

Faça bom uso!

Comments

comments