Aumentar a Velocidade de Carregamento do Site: Veja Se o Seu Hosting Está Configurado Corretamente

O Google introduziu algumas funcionalidades excelentes no Ferramentas Para Webmasters, a ferramenta para monitorar a saúde do seu blog na perspectiva SEO. A mais importante, na minha opinião, é o site performance, que dá ótimas indicações sobre a velocidade de carregamento das páginas.

O tempo de carregamento em breve será decisivo para determinar o rank.

tempo

Os fatores que determinam a velocidade de carregamento das páginas são numerosos, mas existem algumas dicas gerais que permitem acelerar a visualização pela parte do servidor, deixando depois aos blogueiros a ingrata tarefa de otimização da página (imagens, chamadas http, otimização de CSS, etc.).

São:

  • Compactação Gzip dos arquivos
  • Cache de imagens

Para verificar se o seu hosting suporta estes métodos instale, antes de qualquer coisa, o plugin para Firefox Web developer.

Pronto? Ok, então agora deve aparecer o menu Ferramentas> Web developer. Prossiga.

Verifique se a compactação Gzip está ativa

O Apache suporta um módulo chamado mod_deflate, que realiza a compactação de arquivos antes que sejam enviados para o navegador. Para testar se ele está ativo em sua hospedagem, faça o seguinte:

  1. Abra uma página do seu blog
  2. Abra o menu Ferramentas> Web Developer> Informação> Ver Formato do Documento

Este é o resultado de uma das minhas páginas:

webdeveloper

Como você pode ver os documentos são enviados em modo comprimido. Pequeno detalhe: as imagens JPG já são compactadas por isso elas não têm nada a ver com o mod_deflate.

Se a diferença entre arquivos compactados e não compactados não é mostrada a você, provavelmente o seu módulo mod_deflate está desativado ou não configurado.

Para habilitá-lo você deve inserir as diretivas apropriadas em httpd.conf, ou mais simplesmente em .htacces presente na webroot do seu site como descrito em Otimização: Acelere Drasticamente o Carregamento de Todo o Seu Site em 2 Minutos. Porém, atenção, as instruções no link indicado valem somente se o módulo mod_deflate do Apache estiver instalado corretamente.

Verifique o cache de imagens

O cache de imagens memoriza as imagens por um tempo preestabelecido para evitar o acesso contínuo ao arquivo de origem. Para verificar se está habilitado faça o seguinte:

  1. Abra uma página do seu blog que contenha uma imagem
  2. Clique na imagem com o botão direito e selecione Exibir imagem
  3. Certifique-se através da extensão do documento na barra de endereços que o navegador esteja exibindo uma imagem e não um documento HTML
  4. Abra o menu Ferramentas> Web Developer> Informação> Ver cabeçalho de resposta

Este é o resultado de uma imagem minha:

webdeveloper2

A opção Cache-control mostra que a imagem tem uma duração de cache de 4 semanas (max-age = 2418200 seg.) e que pode ser “cacheada” mesmo fora do meu site (public).

Se você não tiver o cache de imagens habilitado pode habilitá-lo inserindo as diretivas apropriadas no arquivo .htaccess, como descrito em: Speed Up Sites with htaccess Caching.

Claro, não acaba aqui… mas, pelo menos com estas duas dicas você pode verificar se o servidor lhe dá uma mão para diminuir o tempo de carregamento das páginas ou não. Bom trabalho 🙂

Photo Credit: McKenna P

Comments

comments