Aumentar a Velocidade de Carregamento do Site: Veja Se o Seu Hosting Está Configurado Corretamente
O Google introduziu algumas funcionalidades excelentes no Ferramentas Para Webmasters, a ferramenta para monitorar a saúde do seu blog na perspectiva SEO. A mais importante, na minha opinião, é o site performance, que dá ótimas indicações sobre a velocidade de carregamento das páginas.
O tempo de carregamento em breve será decisivo para determinar o rank.
Os fatores que determinam a velocidade de carregamento das páginas são numerosos, mas existem algumas dicas gerais que permitem acelerar a visualização pela parte do servidor, deixando depois aos blogueiros a ingrata tarefa de otimização da página (imagens, chamadas http, otimização de CSS, etc.).
São:
- Compactação Gzip dos arquivos
- Cache de imagens
Para verificar se o seu hosting suporta estes métodos instale, antes de qualquer coisa, o plugin para Firefox Web developer.
Pronto? Ok, então agora deve aparecer o menu Ferramentas> Web developer. Prossiga.
Verifique se a compactação Gzip está ativa
O Apache suporta um módulo chamado mod_deflate, que realiza a compactação de arquivos antes que sejam enviados para o navegador. Para testar se ele está ativo em sua hospedagem, faça o seguinte:
- Abra uma página do seu blog
- Abra o menu Ferramentas> Web Developer> Informação> Ver Formato do Documento
Este é o resultado de uma das minhas páginas:
Como você pode ver os documentos são enviados em modo comprimido. Pequeno detalhe: as imagens JPG já são compactadas por isso elas não têm nada a ver com o mod_deflate.
Se a diferença entre arquivos compactados e não compactados não é mostrada a você, provavelmente o seu módulo mod_deflate está desativado ou não configurado.
Para habilitá-lo você deve inserir as diretivas apropriadas em httpd.conf, ou mais simplesmente em .htacces presente na webroot do seu site como descrito em Otimização: Acelere Drasticamente o Carregamento de Todo o Seu Site em 2 Minutos. Porém, atenção, as instruções no link indicado valem somente se o módulo mod_deflate do Apache estiver instalado corretamente.
Verifique o cache de imagens
O cache de imagens memoriza as imagens por um tempo preestabelecido para evitar o acesso contínuo ao arquivo de origem. Para verificar se está habilitado faça o seguinte:
- Abra uma página do seu blog que contenha uma imagem
- Clique na imagem com o botão direito e selecione Exibir imagem
- Certifique-se através da extensão do documento na barra de endereços que o navegador esteja exibindo uma imagem e não um documento HTML
- Abra o menu Ferramentas> Web Developer> Informação> Ver cabeçalho de resposta
Este é o resultado de uma imagem minha:
A opção Cache-control mostra que a imagem tem uma duração de cache de 4 semanas (max-age = 2418200 seg.) e que pode ser “cacheada” mesmo fora do meu site (public).
Se você não tiver o cache de imagens habilitado pode habilitá-lo inserindo as diretivas apropriadas no arquivo .htaccess, como descrito em: Speed Up Sites with htaccess Caching.
Claro, não acaba aqui… mas, pelo menos com estas duas dicas você pode verificar se o servidor lhe dá uma mão para diminuir o tempo de carregamento das páginas ou não. Bom trabalho 🙂
Photo Credit: McKenna P
Ótimas dicas Dan! Eu sou um simpatizante do Linux e utilizo muito o Apache para meus projetos pessoais, vamos que eu brinco nele, e essas informações que você passou são de extrema importância na atualidade. Com certeza o tempo de carregamento vai ser fator decisivo no rankeamento do Google e acho que com isso os templates minimalistas tendem a aumentar na web.
Paz no coração e Luz na razão.
Oi Thiago, sao dicas pequenas mas muito uteis 🙂
Uma coisa importante q esqueci de falar é q isso deixa o server mais leve… com menos trabalho.
Ciao
Dan
Essas dicas são ótimas, porém somente pra quem tem acesso a configuração do servidor.
Mudanças no modelo da página, pra quem usa hospedagem terceirizada, são essenciais.
Abraços.
Se o servidor esta corretamente configurado vc pode adicionar diretivas no file .htacces da pasta principal do seu website.
Boas dicas,depois vou tentar imprementa-las.
[…] Matéria Completa no IKARO BRASIL […]
Este post é genial.
Você me deu algumas idéias interessantes.
gostei muito deste post
Abraços
Arriesgaros y lograreis mejorar vuestro ingles en un periodo corto de tiempo en el que conocereis a gente magnifica. Un saludo.|