Blogging: 10 Dicas Para Blogueiros Inexperientes

Para quem está começando a blogar, talvez o mais difícil seja encontrar dicas do que fazer para escapar de algumas armadilhas que acabam pegando todo mundo ou quase todo mundo nesse início.


Imagem: Julia Pivovarova

Como eu me dedico a escrever para quem está começando, recebo sempre perguntas relacionadas ao tema e muitas vezes pessoas que não tem nem muita ideia do que é um blog, mas que querem blogar hoje, agora. E para blogar querem uma receita pronta, uma fórmula mágica que as transforme em blogueiros profissionais da noite para o dia.

Infelizmente amigos, não existe tal fórmula. O sucesso na blogosfera existe e está ao alcance de todos, mas é preciso perder um pouco essa fantasia de grandes conquistas sem nenhum esforço. Pois na blogosfera como em qualquer outra área de atuação, você terá pequenas conquistas depois de grandes esforços.

Para tentar ajudar um pouco a clarear as ideias de quem está começando ou até mesmo para quem já tem um tempo de estrada, mas anda meio perdido, vou dar aqui algumas dicas principalmente voltada para criação de conteúdo, que eu acho fundamental para o sucesso de qualquer blog independente do estilo/assunto tratado. Então vamos lá!

1. Seja diferente

Quando você pensa em criar um blog, provavelmente já existem milhares de blogs que tratam do mesmo tema que você pretendem abordar e com um agravante: a maioria deles já tem mais tempo, conhecimento e propriedade para falar sobre o tema que você.

Portanto, quando você começar um blog, seja lá sobre qual tema for, não adianta tentar seguir a maré e escrever sobre as mesmas coisas que você lê em blogs do mesmo tema. Você vai ser só mais um seguindo a turma e nunca chegará a líder de nada. Seja original.

2. Divulgue suas fontes

Uma mente criativa pode ter assunto para muitos e muitos artigos sem precisar nem olhar para outros blogs, mas se você se obriga a postar sempre, terá fatalmente que fazer pesquisas e procurar pela web fontes de informação.

Se isso acontecer divulgue suas fontes e diga de onde saiu aquela ideia. Isso não depõe contra você, pelo contrário. Só o que você vai passar é honestidade e transparência para os seus leitores.

3. Você não é burro

Uma coisa é citar a fonte de onde saiu a inspiração para determinado artigo. Outra coisa bem diferente é copiar um texto e colocar um link para o artigo original citado como fonte. Esse tipo de fonte é sinônimo de plágio, que para quem ainda não sabe, é crime.

Você não é burro, não precisa copiar o texto de ninguém para ter seu blog atualizado. Ou será que precisa? Você quer mesmo que as pessoas acreditem que você não tem capacidade para escrever um texto decente e que precisa roubar dos outros? Pense nisso!

4. Atualização é tudo

Sempre que um leitor chega ao seu blog e encontra um assunto de que gosta, fatalmente irá voltar no dia seguinte ou assinar seu feed ou assinar sua newsletter para receber as novidades assim que saírem.

O problema é que com a mesma facilidade que o leitor assina seu feed ou newsletter para acompanhar as atualizações, ou mesmo vem até o blog todos os dias para conferir as novidades, ele cancela a assinatura ou não volta mais quando percebe que o blog não é atualizado com frequência.

5. Comentário é comentário, mas…

Todo leitor que se dá ao trabalho de comentar no seu blog deve ser respeitado certo? Bom… não creio que a história de “o cliente tem sempre razão” se aplica aqui. Isso porque alguns “leitores” que comentam no blog na verdade não estão comentando e sim tentando arrumar uma confusão para aparecer ou simplesmente tem prazer em tentar prejudicar os outros.

Nesses casos, nem pare para pensar, delete, apague, jogue fora sem dó e sem fazer prisioneiros. Não adianta publicar esse tipo de comentário só para dizer que seu blog é democrático. Isso não é ser democrático, é não respeitar seu próprio espaço.

6. Leia e releia

Erros acontecem e ninguém está livre. Seja um erro de digitação ou concordância, acontecem e pronto. Mas você reduz e muito as chances de publicar um erro grave se parar para ler e reler seu texto.

Terminou de escrever um texto? Ótimo! Agora pare tudo o que estiver pensando em fazer e vá ler seu texto. Primeiro leia para ver se encontra algum erro. Segundo, leia outra vez porque provavelmente você deixou passar alguma coisa.

7. Palavras são palavras, nada mais que palavras

É estranho o tópico não é mesmo? Mas tem muita gente que consegue escrever um texto inteiro assim. Simplesmente vão jogando palavras no editor.

Meu amigo, eu sei que muitas vezes se cai na tentação de tentar deixar que os outros percebam o quanto você é culto e o quão sábias são suas palavras, mas vá por mim, você não precisa escrever como se estive em 1800 para mostrar que sabe das coisas.

Escreva de forma que a maioria das pessoas entenda. Simples assim!

8. Não espere demais

Não fique pensando que só porque criou um blog hoje será o blogueiro mais conhecido do mundo amanhã ou ficará rico da noite para o dia.

Pode parecer besteira isso, mas muita gente começa a blogar baseado em algum texto que leu em um dos tantos blogs que “ensinam” a ganhar dinheiro na web e realmente acreditam que vão ficar ricos e famosos do dia para a noite.

O tombo é tão feio que muitos nem tentam mais blogar depois da decepção dos três primeiros meses. Isso mesmo, três meses. Essa é a média do tempo de vida da maioria dos blogs que são iniciados por novatos todos os dias.

9. Divirta-se

Antes de pensar em ganhar dinheiro ou alcançar a fama e o reconhecimento mundial pelo grande blogueiro que você é e conquistar o universo, relaxe! Divirta-se!

É, eu sei! 😀

Não sou o Pedro Bial, mas se pudesse te dar um único conselho seria: Use filtro solar! Não!!! Divirta-se ao blogar! 😉

Ah são 10 dicas, né?

10. Não se preocupe tanto com listas que ensinam a blogar!

Aprenda a ser diferente, descubra o seu jeito de escrever, de se expressar e demonstrar suas ideias de forma clara e que seu texto seja reconhecido onde quer que seja publicado.

Atualize seu blog, não importa se todos os dias ou uma vez por semana, desde que seja frenquente e mantenha uma linha de raciocínio lógico. Só assim você conseguirá se tornar um exemplo a ser seguido e o sucesso nos blogs começa por aí. O resto é morro abaixo amigos!

Faça bom uso!

Comments

comments