4 Dicas Importantes Sobre SEO Para 2010

 

seo

O termo SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) é cada vez mais pesquisado e as técnicas de SEO estão sendo cada vez mais usadas por um número crescente de blogueiros e webmasters de plantão.

E não adianta discutir, quando se fala em motor de busca é quase a mesma coisa que dizer Google

No último dia 25, o blog DailySeoblog publicou o artigo 4 SEO Factors Search Engines Might Talk About More in 2010 com dicas sobre o que pode afetar o SEO de sites e blogs com relação as novidades que o Google está preparando para 2010.

Como o assunto é relevante e vale para o mundo todo, resolvi discutir isso aqui. Então vamos ver!

1. Velocidade de carregamento

Muito já se falou sobre a velocidade de carregamento das páginas influenciar (e muito) sobre a permanência ou não do leitor e até mesmo da sua fidelização. O que pouca gente discute é o fato de que a velocidade de carregamento poderia influenciar no resultado das pesquisas.

Segundo o artigo, a velocidade de carregamento da página influenciaria os resultados, porque o Google poderia simplesmente ignorar partes de sua página que demoram demais para carregar.

Acredito que isso em um blog/site normal não faria diferença, mas… para os “espertinhos” que mudam o código para que os seus milhares de anúncios carreguem e só depois de muito, mas muito tempo mesmo, o texto apareça, esses sim vão ter problemas.

Agora, você que tem seu blog em servidor de hospedagem compartilhada fique tranquilo, porque ainda segundo o artigo, a ferramenta poderá distinguir o que é “esperteza” do que é compartilhamento de hospedagem.

2. Resultados diretamente relacionados

Um outro conceito que está sendo visto com bons olhos pela turma do Google é a apresentação da página resultante da pesquisa ligada diretamente ao texto âncora.

Ou seja, se alguém entrasse em seu blog vindo de uma pesquisa feita no Google, seria levado direto a palavra-chave/frase que teria pesquisado na ferramenta.

Isso para o usuário é uma maravilha. Agora, para quem vive de AdSense, aí a coisa vai complicar!

3. Influência das Mídias Sociais

Ainda não existe nada 100% certo quanto a influência direta ou indireta das mídias sociais nos resultados de pesquisa, mas o fato é que essa influência existe.

Agora, não na opinião do autor do artigo original, mas na minha opinião:

As mídias sociais vão sim exercer grande influência nos resultados de buscas a partir de 2010. Acredito nisso por experiência própria, além de ainda estar de acordo com o artigo que publicamos aqui sobre as previsões para as mídias sociais em 2010. Confira!

4. Importância de um conteúdo dinâmico e SEO amigável

Ainda segundo o artigo, conteúdo dinâmico (o que para quem trabalha com otimização é sinônimo de dor de cabeça) é algo que, não só veio para ficar, como a tendência é seu maior uso. 

Portanto, você que trabalha com otimização deve acostumar-se com o fato.

A única boa notícia com relação a isso é que segundo as previsões, para 2010 os motores de busca estarão um pouco (somente um pouco) mais aptos a identificar um bom trabalho de SEO em sites com conteúdo dinâmico.

Pois é amigos, estão aí 4 pontos importantes sobre SEO para 2010.

Faça bom uso!

Comments

comments