Mídias Socias: Previsões Para 2010

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Assim como fez no ano passado falando das principais mudanças esperadas para 2009 com relação as mídias sociais, este ano Ravit Lichtenberg também fez suas previsões e já soltou o texto 10 Ways Social Media Will Change In 2010 (dividido em 3 partes e em inglês).

E já que Ravit acertou e muito no que disse sobre as mídias sociais em suas previsões para 2009, acredito que seja importante prestar atenção no que vem por aí em 2010 em sua opinião.

Apesar de voltado para empresas, acredito que qualquer um que trabalhe no meio (ou queira trabalhar) pode tirar proveito de suas dicas. Por isso resolvi escolher os principais pontos e falar um pouco sobre eles aqui. Vamos lá!

As mídias sociais se tornarão uma experiência única e incorporada as nossas atividades diárias

De fato, este ponto já é de certa forma uma realidade para quem trabalha com criação de conteúdo para internet, uma vez que as mídias sociais já fazem parte do seu dia, tanto em matéria de divulgação, como uma forma de fazer novos contatos e fechar parcerias e negócios.

O que Ravit defende é que em 2010 as mídias sociais deixarão de ser um espaço distinto para se tornar uma experiência online e offline.

Segundo as previsões para 2010, as redes sociais se tornarão um espaço para compartilhamento totalmente integrado, onde será possível interagir em tempo real, tanto com o conteúdo (textos, vídeos, imagens, etc.) quanto com os outros usuários. Isso através de qualquer ferramenta (PC, Celular, etc.).

A inovação nas mídias sociais não será limitada pela tecnologia

A partir de agora as empresas vão deixar de se concentrar em melhorias tecnológicas próprias e passar a se concentrar em inovar a maneira como usam a tecnologia existente.

Se por um lado isso pode significar um freio no desenvolvimento (eu não acredito nisso, mas…), por outro lado abre para o usuário uma porta que até então não estava tão escancarada como esta que se apresenta. Ou seja, um contato maior e mais direto com as empresas.

E os benefícios que isso pode trazer, tanto para blogueiros em busca de patrocínio, quanto para pessoas que estão buscando por um emprego são fantásticos. Fique ligado!

O iPhone chegou para ficar e vai ter seu lugar de destaque em 2010

A “web móvel” é um mercado totalmente novo e quase desconhecido pela maioria dos usuários no Brasil, mas a tendência para 2010 é que essa história mude. Lá fora já é comum o uso do iPhone e os números mostram isso (33% do tráfego móvel na web).

As previsões para 2010 indicam um acesso cada vez maior da internet via telefone. E o acesso as redes sociais está no topo da lista.

Portanto, preparar sua páginas de perfil ou apresentação pessoal/empresarial nas redes sociais pensando em quem acessa a internet por esse meio já é um passo a frente da concorrência.

Vai começar uma batalha entre empresas e pessoas que geram seu próprio conteúdo

Em 2009 tivemos a explosão do conteúdo. Ou seja, todo mundo gerando conteúdo próprio e algum conteúdo de qualidade (é claro que essa liberdade nem sempre é sinônimo de conteúdo de qualidade, mas o povo tenta).

O fato é que o ano de 2009 foi marcado por uma explosão de conteúdo e o acesso a informação ficou muito mais fácil. E claro, ao falar de mídias sociais, a facilidade de distribuição de tal conteúdo fica evidente (que o diga o diHITT).

Já as previsões para 2010 indicam as empresas produzindo o seu próprio conteúdo para concorrer diretamente pela atenção do usuário das mídias sociais, uma vez que conteúdo relevante e de qualidade acima da média passará a ser fundamental para destaque em meio a tanto conteúdo gerado por minuto na web.

Tal tendência se explica e se está baseada em um raciocínio simples: Com o aumento da produção de conteúdo, ferramentas de pesquisa como o Google vão perder aos poucos sua relevância, já que estão abertas a fraudes e outras práticas maliciosas para conseguir tráfego.

Já as mídias sociais são muito mais confiáveis nesse sentido, pois ganha visibilidade e consequentemente autoridade quem participa e realmente gera conteúdo de qualidade.

São as empresas que mostrarão a próxima geração de mídias sociais

As grandes empresas envolvidas diretamente com o mercado web sabem do poder que esse mercado tem. Só que ao mesmo tempo são cautelosas e agem aos poucos, sem fazer barulho. Mas sabem e agem, diferente de nós, pequenas formiguinhas operárias.

Já é de domínio público que as grandes empresas do setor tem verba separada para investir nas mídias sociais em 2010 e as previsões são de um aumento visível na participação das empresas nas mídias sociais, tanto em matéria de produtos, serviços e empresas de soluções.

E como as empresas já reconhecem a grandeza desse mercado, tem a necessidade de investir agora se quiserem um lugar no futuro e tem capital para isso, fica claro quem vai ditar as tendências (digo “tendências” só para não escrever regras) nas mídias sociais em 2010 e nos anos que se seguem são as grandes empresas.

ROI – Empresas tem práticas que você nem imagina

Se você nunca teve contato com a administração de um negócio ou mesmo um plano de negócios, então provavelmente nunca ouviu falar em ROI, certo?

Se sua resposta é sim, isso até agora, pois saiba que ROI nada mais é que “Return Of Investment”, ou seja amigos, as empresas esperam e vão cobrar um retorno pelo investimento que tem feito e vão fazer em 2010.

O ano de 2009 foi o ano da pesquisa, de uma busca por entendimento desse mercado. As empresas gastaram tempo e recursos para tentar entender a internet e principalmente as mídias sociais (apontadas como a mina de ouro para um futuro próximo).

Já 2010 será o ano de investir baseado no estudo feito em 2009. Ou seja, investir já sabendo e querendo um retorno certo. Óbvio que sempre que se fala em investimento não existe retorno 100% certo, mas as empresas que investiram em pesquisas já sabem onde atacar, o que aumenta e muito as chances de sucesso.

E 2010 será o ano do investimento com foco no retorno. E não se engane, grandes empresários querem retorno financeiro, ainda que isso venha disfarçado de seu nome na boca do povo, ou ações de marketing por “acidente”.

E aí está um ponto fundamental que todos nós que trabalhamos com internet deveríamos aprender com as grandes empresas:

Estudar, avaliar e investir já esperando o retorno, sabendo que retorno será esse. E pensando sim, em retorno financeiro, pois até onde eu sei, o dono da padaria ou do depósito de gás não está aceitando tapinhas nas costas e sorrisos como forma de pagamento.

De qualquer forma, dizem que a definição de ROI está mudando para se adaptar aos novos tempos. Eu digo que podem passar os anos e dizerem que agora as empresas sabem que é importante o capital social e outras coisas do tipo, mas que no final das contas, o que vale e faz a diferença na cabeça de um empresário na hora de definir seu investimento (ainda que ele não admita isso) é o retorno financeiro.

A integração online-offline será uma realidade em 2010

Avatares, jogos, mundos virtuais e todas as novidades que se tornaram rotina em 2009 são apenas uma amostra do que vem por aí.

As previsões para 2010 com relação as redes sociais são de total integração entre o mundo online e offline. Onde será possível encontrar as pessoas em função de sua localização, se conectar através de dispositivos móveis e ter acesso a informações do perfil da pessoa com quem você vai se encontrar antes desse encontro.

Segundo Ravit você nunca mais vai precisar de um cartão de visitas. E será muito mais fácil conseguir promoções e descontos de seu real interesse.

Os “velhos” estão de volta!

Com o crescimento da web as grandes empresas apostaram tudo nos novos talentos e os profissionais da “velha economia” já não serviam.

Segundo as previsões para 2010 os profissionais que antes foram deixados de lado, voltarão ao mercado com força total, principalmente a turma do marketing, mas não somente.

Os chamados psicólogos sociais, gestores para comunicação social e administradores executivos serão profissionais de destaque e estarão diretamente envolvidos com as comunidades e campanhas de mídia social.

As mulheres comandam as redes sociais

O ano de 2009 revelou a importância da mulher no mundo online de maneira geral. E com relação as mídias sociais não é diferente.

Segundo pesquisas, as mulheres 75% de todas as decisões de compra para o lar e 85% das compras do consumidor.

As redes sociais tem pelo menos 50% de membros do sexo feminino, sendo mulheres com idades entre 35-55 anos que compõem o mais rápido crescimento da população no Facebook, por exemplo.

Isso tudo para dizer o que quem frequenta as mídias sociais já sabe: As mulheres comandam!

As mídias sociais irão se estender para lugares que você nem imagina

As mídias sociais estão crescendo e isso é um fato, mas a importância que ganharão em 2010 segundo as previsões é algo muito maior que se podia imaginar, ao menos para as pessoas que acompanharam o seu surgimento e o seu desenvolvimento primário.

Agora estamos falando de um amadurecimento e de ver as mídias sociais em lugares nunca pensados.

Por exemplo, você já pensou nas mídias socias entrando com tudo em organizações sem fins lucrativos, projetos de educação à distância?

Pois é, amigos, estamos falando das mídias sociais sendo conhecidas e usadas por toda e qualquer instituição, seja ela com ou sem fins lucrativos. E as previsões para 2010 continuam batendo na tecla da integração total entre o online e o offline.

Eu não sei quanto vocês, mas eu quero e vou me preparar para esse ano de 2010, visando ser um cidadão mais “social”.

Acredito que as previsões em sua grande maioria vão se concretizar e quem estiver disposto a investir vai sair na frente. É esperar e fazer o seu!

Faça bom uso!

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