Mobile Marketing: QR Code, Imagens Impressas Se Tornam Links Navegáveis!

Olá a todos os leitores do Ikaro Brasil, hoje irei falar um pouco sobre QR Code, um assunto não tão novo assim para muitos países mas, que no Brasil somente recentemente vem tomando força.

QR Codes são códigos de barras bi-dimensionais, criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave.

qr_code_2

O QR vem de Quick Response ou Resposta Rápida em português, pois é um código que pode ser interpretado rapidamente mesmo a imagem do QR Code estando com baixa qualidade.

Eles podem armazenar números, caracteres, binários e até alfabeto kangi (os admiradores de Matrix vão gostar dessa idéia)!

Aqui no Brasil a Claro foi uma das empresas pioneiras em utilizar QR Code em ações de publicidade e propaganda. Atualmente, no seu cartão Claro Clube, a empresa traz um QR Code para a consulta das últimas promoções da operadora.

claro clube

Outra empresa que atualmente vem utilizando QR Codes é a C&A com a campanha C&A Code, que somando uma campanha que utilizao Bluetooth merece destaque como uma das empresas que mais soube tirar proveito de estratégias de mobile marketing.

cea code

O McDonald’s é uma empresa que há muito tempo utiliza QR Codes nas suas embalagens no Japão.

São muitas as possibilidades para os QR Codes: Cartões com QR Codes contendo dados para contatos, URL para acesso por dispositivos móveis, informações nutricionais em embalagens, promoções especiais em revistas, etc. São muitas possibilidades a serem exploradas.

No Brasil Martha Gabriel é talvez a maior especialista no assunto, e vale a dica de acessar a Sensitive Rose feita em QR Code, projeto comissionado pelo Nokia Trends 2008.

A 1ª empresa focada em tecnologia do Brasil que eu vi utilizar QR Codes foi a Impacta em anúncios na revistas Info, então cabe a nós profissionais da internet desenvolver aplicações interessantes que explorem os benefícios desses códigos.

Quem tem interesse em fazer download do leitor de QR Code para celular pode acessar o site da i-nigma, basta acessar através do navegador do seu celular que ele reconhece a versão correta para seu aparelho.

Você também pode acessar o i-nigma para criar seus próprios QR Codes, pois assim será possível tanto copiar a imagem para seu pc para utilizar em impressões quanto utilizar um embed para distribuir ou colocar no seu blog.

Uma outra dica é utilizar a API Chart do Google para gerar automaticamente QR Codes para seus posts.

Vou ficando por aqui pessoal, espero que tenham gostado dos QR Codes e até a próxima.

Paz no coração e Luz na razão.

Comments

comments