15 Plugins WordPress Para Gerenciar Vários Autores em um Mesmo Blog

Ter vários autores em um mesmo blog é uma tendência que está se espalhando pela blogosfera e ao que tudo indica não tem mais volta.

São vários os blogueiros que antes tocavam seus blogs sozinhos, mas que agora estão procurando por autores convidados, co-autores, e multi-autores (escolha o seu).

Sem dúvida, esta é uma ótima maneira de não só ampliar o conteúdo do seu blog, como diversificar a audiência. Porém, gerir um blog com múltiplos autores não é tarefa fácil.

Como li em 21 Great Plugins to Manage Multi-Author Blogs Efficiently de wpbeginner, felizmente o WordPress nos dá a possibilidade, através do uso de plugins, de gerir um sistema com múltiplos autores sem maiores problemas. E é sobre esses plugins que vamos falar neste artigo.

1. Co-Authors

Quando o blog começa a crescer de fato e ter vários autores, vai acabar acontecendo de mais de um autor contribuir para um único artigo. E neste caso, o plugin Co-Authors entra em ação. Ele cria links para o perfil individual de cada co-autor do texto de maneira simples e eficiente.

2. Author Exposed

Um plugin simples que permite mostrar aos seus visitantes de maneira fácil e elegante mais detalhes sobre o autor do texto. Este plugin faz basicamente a mesma coisa que o “the_author ()” direto no PHP da página, mas ligado a uma div oculta.

Isso proporciona uma diferença fundamental, ou seja, ao clicar no link para a página do autor, você abre uma pop-up com informações sobre o mesmo, sem a necessidade de sair da página original do texto.

3. Userextra

Quanto se administra um blog com vários autores, é fundamental atribuir a cada autor uma categoria específica para evitar confusão. O plugin Userextra limita cada autor, permitindo que este só publique em sua categoria específica.

4. Author Advertising Plugin

Um plugin voltado para o compartilhamento de receitas. Ou seja, uma forma simples e justa de compartilhar o uso de programas de publicidade como o Google AdSense dentro de um blog com vários autores.

Ao mesmo tempo que te permite ter controle total sobre o percentual disponibilizado para cada autor, assim como um número mínimo de visitantes que cada autor precisa ter para começar a compartilhar receitas e a distribuição de anúncios de forma justa na primeira página do blog.

5. Pre-Publish Post Reminder

Plugin mais que especial e que deveria ser bem avaliado por você que tem ou pretende ter vários autores em seu blog. O que ele faz na verdade é bem simples, mas muito eficiente.

Ele cria uma espécie de bloco de recados junto a área de edição. Ou seja, sempre que um autor for publicar um texto, verá seu recado ali.

Isso vale tanto para lembretes das obrigações de cada autor, quanto para novidades que você precisa fazer com que cada autor fique sabendo e até passe adiante em seu próprio texto através da inserção de um parágrafo ou um trecho de código.

6. Post Avatar

Permite a cada usuário acrescentar uma imagem que consta em uma lista pré-definida (seu avatar) em seu texto. A imagem tanto pode ser apresentada automaticamente na página, quanto ter sua apresentação definida de forma exclusiva e de acordo com cada modelo de blog (theme).

7. User Photo

Plugin que permite associar uma foto sua a conta e/ou página de perfil de cada autor.

Isso quer dizer que na prática, o administrador pode adicionar uma imagem e escolher como e onde ela vai aparecer. Seja dentro dos comentários ou em uma página própria para ajudar a identificar o autor de cada artigo.

8. Post By Author

Todo mundo sabe que uma lista de artigos relacionados ou artigos recentes ao final de cada artigo ajuda ao leitor, ao mesmo tempo que aumenta o número de pageviews.

Agora, que tal um plugin que gera uma lista dos últimos artigos do autor de cada artigo específico? É exatamente isso que o plugin Post By Author faz. Simples e eficiente como tem que ser.

9. List Authors Widget

Plugin que cria um widget com uma lista de links para a página authors.php direto na sidebar do blog.

Isso é muito importante e ao mesmo tempo que é algo extremamente simples de fazer, é fundamental no que diz respeito a fidelização dos leitores e de uma maior transparência com relação ao autores e seus respectivos artigos.

10. Send Private Email

Este plugin te permite enviar um único email para todos os autores do blog de uma só vez.

Óbvio que se isso torna-se uma prática comum, poderá até ser considerado spam. Por isso, o Send Private Email só funciona para os usuários que tem o papel de administradores do blog. Fantástico e de uma praticidade incrível.

11. Our Todo List

Plugin em lista simples, que funciona como um compartilhador de ideias entre os membros do blog. E todos os membros trabalham em conjunto alterando a lista de acordo com o que é discutido.

Uma excelente forma de criar uma discussão saudável e produtiva entre os autores do blog.

12. Report Posts

Quando você começa a administrar vários autores em um único blog, você precisa ter algum tipo de controle com relação ao conteúdo. Muitas vezes não é possível revisar cada linha antes de publicar o artigo, por tanto, se torna impossível para um administrador sozinho fazer esse tipo de controle.

Aqui o Report Posts pode fazer toda a diferença. Com ele é possível criar um link específico em cada artigo de cada autor do blog, onde os leitores podem reportar qualquer falha, erro ou irregularidade.

Ou seja, ajudarem o administrador a ficar de olho no conteúdo que é publicado por cada autor.

13. Author Comment WordPress Plugin

Outro plugin simples, mas fundamental para facilitar a vida do administrador. Ele exige que cada autor ao comentar faça login em sua conta do blog, o que na prática pode ser considerado chato por alguns, mas é na hora de ver o comentário publicado que você nota a diferença, pois cada comentário é publicado com estilos personalizados por autor. Fantástico!

14. Audit Trail

Um plugin que ajuda e muito o administrador a controlar o que acontece no blog. Ele funciona como um vigia que faz algumas gravações do tipo: “Quem entrou e qual o horário da entrada”, além de trabalhar como um gravador, gravando o conteúdo de cada artigo e te permitindo restaurá-lo para uma versão anterior se isso for necessário e a qualquer momento, sem complicações.

15. Future Posts Calendar Plugin

Permite a criação e implementação de um calendário mês-a-mês que mostra todos dias que o autor tem para publicar seus artigos, ao mesmo tempo que lhe permite criar dias especiais que serviriam como uma espécie de bônus em que o autor veria onde poderia publicar e ganhar mais com isso.

Aí estão amigos, 15 plugins para gerenciar vários autores em um mesmo blog baseado em WordPress!

Comments

comments