Marketing Viral: O Potencial de Um Flashmob

zombie-walk
Photo Credit: Mark Lobo Photography

Imagine você saindo de uma loja no centro da cidade após realizar compras, e logo na saída da porta você se deparar com um zumbi gemendo com os braços esticados na sua direção, você se assusta e sai pro lado, mas é surpreendido por mais outro zumbi, você fica mais confuso e então tenta se afastar mais ainda só que pra todos os lados que você olha mais zumbis gemem com os braços esticados, essa cena até parece um filme de terror, mas vem se tornando cada vez mais popular no mundo e se chama de Zombie Walk é um dos mods mais populares de Flashmods que ocorrem no mundo.

Vamos esclarecer o que é um Flashmob?

São encontros de pessoas que previamente se combinam para realizar determinada ação num local público logo depois se dispersam tão rapidamente como se reuniram.

Hoje os Flashmobs tomaram proporções gigantescas, graças à tecnologia, a capacidade de repassar o Flashmob a possíveis participantes aumenta. Podem ser organizadas por e-mail, por redes sociais ou até mesmo por SMS repassado, por MSN e até mesmo por Twitter!

Eles vêm se tornando comuns em muitas empresas, eu há algum tempo atrás presenciei um avião riscar Oi nos céus de Porto Alegre, toda criançada nas ruas gritavam Oi. Imaginem essa criançada gritando para os pais em casa “Pai, pai… mãe, um avião escreveu oi no céu!”

Todas as pessoas que eu vi paravam o que estavam fazendo só para olhar um simples Oi nos céus! Logo depois alguns minutos como um Flashmob a fumaça se dispersou, mas a lembrança e a presença de marca nas cabeças das pessoas não se apagaram durante semanas, ouvia muita gente comentando do Oi nos céus quando viam ou ouviam propagandas ou quando alguém comentava que a sua operadora era a Oi.

Outro exemplo recente é o Flashmob ocorrido no dia 10 de setembro organizada pelo grupo Black Eyed Peas no aniversário de passagem da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey na TV em Chicago nos EUA.

Uma multidão de mais de 21 mil pessoas em sincronia executaram uma coreografia que deixou a Oprah surpresa e de boca aberta, pois ela não sabia de nada.

Muitas pessoas gravaram a Flashmob que em instantes estava espalhada pela web e em poucas horas se espalhou como um vírus. Nesse caso essa ela se tornou viral. O sucesso foi tanto que devolveu ao topo a musica I Gotta Feeling no site da Billboard.

Happening

É um evento onde pessoas em determinado momento de alguma apresentação passam a fazer parte do contexto da apresentação agregando elementos que ajudam a contar a história, alguns passam a se tornar vilão outros heróis, alguns fazem sons em grupos programados durante a apresentação dando um efeito incrível.

O Happening ainda é pouco visto no Brasil, mas é um exemplo de Flashmob que tem grande potencial para se tornar viral, uma vez que as pessoas têm grande chance de comentar e espalhar por participarem do evento.

Flashmobs Populares

Pillow Fight (Guerra de travesseiros)

Pessoas se combinam por e-mail, redes sociais, sms e se encontram em determinado local e horário e levam travesseiros. Geralmente são travesseiros de penas, a guerra dura alguns minutos e logo após todos se dispersam deixando o local coberto de penas.

É uma modalidade comum dos Flashmobs e ocorre em muitos países.

Subway Party (Festa no Metrô)

Imagine você esperando um trem e de repente ao abrir a porta você da de cara com uma festa! É isso que caracteriza a Subway Party uma festa organizada por um grupo de pessoas que ao passar em cada estação vão sendo convidadas mais pessoas e ao chegar a ultima estação muitos vagões podem ser contagiados transformando o trem numa verdadeira casa noturna.

Algumas Subway Party acontecem de dia, mas muitas vezes os passageiros não gostam por estarem muitos atrasados para o trabalho, mas é um ótimo exemplo de Flashmob.

Zombie Walk (Caminhada Zombie)

Como eu havia descrito no inicio do post, é um Flashmob onde pessoas combinam um local e horário, onde todos se vestem de zumbis e saem caminhando em direção a um determinado local, também combinado previamente.

No caminho muitas pessoas acabam se assustando, pois são pegas de surpresa por um zumbie gemendo com os braços esticados em sua direção. Essa modalidade de Flashmob causa tremenda sensação de horror nas pessoas.

Existem outras modalidades além dessas descritas, e o que vale é a criatividade.

Qualquer Flashmob tem o potencial de se tornar um viral, e basta junto a isso agregar elementos de estratégia viral que com certeza a repercussão será maior ainda, no caso do Black Eyed Peas a Flashmob foi comentada no mundo todo, quem sabe em algum momento dentro do Ikaro.net nós organizaremos um Flashmob com os leitores… A idéia esta lançada!

Espero que tenham gostado do post.

Paz no coração e Luz na razão.

Comments

comments