Seeding e LinkBaiting: Estratégias Para Despertar Interesse e Atrair Leitores!

O Seeding é uma técnica utilizada por muitos blogueiros para semear um blog, um site, uma marca, um produto, uma idéia, uma campanha, etc.

O Seeding consiste em escrever comentários que demonstrem ou especialidade no assunto corrente ou que o comentário gere alguma mudança de visão ou comportamento na mente do leitor.

bait fish

O LinkBaiting já é uma técnica que explora o compartilhamento de links como forma de agregar, confirmar ou até mesmo modificar o conceito de determinados assuntos corrente.

Geralmente os links são compartilhados em comentários em blogs, e tem maior compartilhamento em posts que tem grande tendência em gerar uma quantidade grande de comentários.

Digamos que Seeding e LinkBaiting juntos se tornam uma ferramenta poderosa para trabalhar marca, gerar tráfego qualificado, aumentar rankeamento em mecanismos de busca, criar uma imagem de especialista em determinado assunto, sem contar que você pode ao longo do tempo adquirir tanta presença que pode acabar surgindo parcerias como autor, parceria entre blogs e até como evangelizador de algum produto ou empresa.

Algumas dicas para Seeding

  • 1ª Dica – Não fuja do assunto corrente, senão você demonstra confusão no assunto em debate. Uma dica é abrir o comentário com a palavra-chave principal do assunto abordado no post.
  • 2ª Dica – Faça comentários que tenham uma possibilidade maior de gerar concordância tanto com o autor quanto com os demais leitores que entraram em debate, assim você demonstra certa maturidade no assunto. Nunca ponha lenha na fogueira a não ser que você tenha real interesse nisso, que todas as variáveis envolvidas já tenham sido avaliadas a média e em longo prazo.
  • 3ª Dica – Você também pode entrar em concordância com algum usuário que está no debate citando inclusive o nome dele e junto dar continuidade no assunto dele de uma maneira mais específica.
  • 4ª Dica – Antes de você procurar realizar o seeding de uma pesquisa no assunto do post assim você pode se utilizar de apoio em outros autores que também estão ligados no assunto em questão além de dar a possibilidade de abertura para LinkBaiting.

Algumas dicas para LinkBaiting

  • 1ª Dica – A palavra-chave do assunto apontado deve vir antes do link em si, assim aumenta a chance dos demais leitores clicarem.
  • 2ª Dica – Procure utilizar como palavra âncora o link, assim fica mais fácil dos demais leitores guardarem o domínio apontado pelo link.
  • 3ª Dica – Parte do texto que antecede ao LinkBaiting pode ser focado para gerar mais comentários, não de uma maneira polêmica, mas com um foco em interatividade. Um exemplo disso é utilizar afirmações que a maioria já deve ter ouvido falar ou situações que a maioria deve ter passado, assim aumenta a chance de concordância aumentando ainda mais a possibilidade de clique.
  • 4ª Dica – Temas polêmicos sempre geram muitos cliques, então a dica é você utilizá-los com muita cautela, temas polêmicos são faca de dois gumes! Se o link aponta para um post polêmico procure deixar claro no comentário que sua visão é baseada em fatos e números concretos, nunca indique um link que aponta para um tema do tipo sem verificar a fundo a veracidade dos dados apresentados, porque senão você passa de especialista a iniciante!

Existem muitas outras dicas tanto para Seeding quanto para LinkBaiting, porém como eles evoluem com a blogosfera e redes de compartilhamento fica um pouco difícil definir o que é regra e o que não é, mas com certeza essas dicas já dão uma idéia de como começar a utilizá-las.

Se você pensa que a educação é cara, experimente a ignorância. (Derek Bok, educador americano)

Paz no coração e Luz na razão.

Photo Credit: khz

Comments

comments