Social Media Marketing: O Orkut e Seu Potencial Viral

De início vou esclarecer um pouco o marketing viral – marketing viral constitui-se de técnicas de marketing que visam explorar redes sociais.


Photo Credit: Tasosk

Um e-mail, por exemplo, pode se tornar viral na medida em que alguém dissemina seu conteúdo por uma rede de contatos mesmo o e-mail não sendo um bom exemplo de rede social.

Outro exemplo é você indicar vídeos engraçados que viu no YouTube a seus amigos ou uma notícia em algum portal que seria de interesse de um ou mais amigos seu, ou mesmo uma crítica bombástica de algum blogueiro popular a alguém tão popular quanto ele!

Atitudes como essa de indicar algo dentro da web a sua rede de contatos gera um buzz que pode impactar milhares de pessoas em um curto espaço de tempo de uma maneira irreversível numa escala exponencial.

O Orkut e os Seis Graus de Separação

Agora que você entendeu um pouco o conceito de marketing viral podemos compreender até onde o Orkut pode auxiliar numa ação viral.

Para isso vou explicar o que são os Seis Graus de Separação. É uma teoria que diz que no mundo são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. Essa teoria foi a base de desenvolvimento do Orkut!

Como é uma rede de relacionamento onde a interatividade é baseada na conversação, ela se torna uma das melhores redes para gerar buzz de uma ação de marketing viral.

Saber explorar essa conversação entre os usuários é fator determinante para o sucesso da ação e para isso ser possível você não pode ser um estranho entre os usuários impactados, você deve ter algum relacionamento prévio com os usuários determinantes para a ação, esses usuários são aqueles que têm grande popularidade, pois eles são os potencializadores da sua ação viral.

Algumas empresas tentam de alguma maneira conquistar blogueiros populares e usuários populares dentro das redes sociais para eles potencializarem suas ações de marketing viral.

Muito mais fácil que isso é você de fato focar no relacionamento em longo prazo com essas pessoas, por que vejo muita tentativa se tornar “tiro no pé”, empresas tentando comprar blogueiros com tentativas de suborno e logo após os blogues publicarem essa tentativa. DICA: Cuidado! Não tente sob hipótese alguma subornar um usuário de uma rede social ou um blogueiro.

Os Seis Graus de Separação servem tanto para potencializar uma imagem positiva quanto para uma imagem negativa, então pense muito antes em todas as variáveis possíveis que podem influenciar suas ações virais, por que uma vez disseminada ela foge de controle.

O Orkut e o Promova

O Promova é uma ferramenta de notificações, onde você pode promover vídeos, comunidades, fotos e textos. A sacada do Promova está na possibilidade de outros usuários promoverem sua notificação, ele vê sua indicação de vídeo acha interessante e decide promovê-la a sua rede de contatos, dessa nova rede alguém também se interessa e passa também a promover esse vídeo, e isso não tem limite, você pode atingir milhares de usuários!

Como o Orkut é baseado nos Seis Graus de Separação e a atividade principal é a conversação, a dica é criar ações que agreguem valores comuns a todos e que gerem conversação entre os usuários.

Seeding e LinkBaiting no Orkut

Saber semear comentários em comunidades e utilizar técnicas de linkbaiting nesses comentários pode potencializar ainda mais uma ação viral.

O comentário não deve ser forçado e o linkbaiting deve apontar para uma resenha da ação num blog parceiro e não direto para o site ou blog da ação, assim a sensação do usuário impactado pelo seeding é de que de fato a ação esta sendo comentada por muita gente e é possível que ela seja tão interessante quanto andam falando, com isso as chances desse usuário passá-la adiante aumentam, não tem como um usuário passar adiante algo que outras pessoas não acham interessante!

+ Dicas

  • Planeje ações para datas especiais, assim você tem tempo para gerar relacionamento com usuários importantes para sua ação.
  • Fomente comentários sobre necessidades que sua ação poderá suprir. Exemplo: se você planeja uma ação de Natal, um mês antes comece a fomentar sobre como seria interessante se uma empresa qualquer realiza-se determinada ação com os usuários do Orkut! Com certeza a surpresa é um fator que potencializa uma ação viral, os usuários ficariam surpresos quando determinada empresa realiza-se tal ação, ainda mais com o um bordão no estilo “Empresa Tal… Nós nos lembramos de você!”.
  • Outra dica é seguindo por outra linha, muitos vídeos que se tornam virais transmitem a sensação de veracidade, então explore isso. Vídeos com aspectos de caseiros se tornam hit na web, quem nunca viu Coca-Cola com Mentos?! Outro bom exemplo atual é o Dentinho do Pânico na TV, depois de quebrar um dente bêbado e se tornar hit no YouTube foi parar dentro do Pânico.

Bem pessoal vou me despedindo por aqui, marketing viral é um tema amplo e com muitas possibilidades, deixo para o próximo post mais dicas sobre o assunto. Espero que tenham aproveitado a leitura.

Paz no coração e Luz na razão.

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