5 Mentiras Sobre a Vida, Carreira e Trabalho

Tem quem diz que é preciso trabalhar duro, respeitar as hierarquias, saber esperar e obedecer. Mas, na verdade, muitas regras são especialmente criadas para manter sob controle o rebanho.

moça-hipnotizada

Aqui estão cinco ideias consolidadas graças à minha experiência pessoal e profissional dos últimos quinze anos.

Mentira nº 1: “Sem um diploma você não tem chance nenhuma”

Falso: o conhecimento e a cultura são duas coisas bem diferentes.

Eu aprendi muito mais conhecendo pessoas e culturas diferentes que folheando livros empoeirados. Se o estudo é o instrumento para aumentar o conhecimento, tudo bem, caso contrário, é melhor avaliar outros caminhos. Infelizmente, a formação assumiu a tarefa de homologar, neutralizar e achatar o indivíduo para proteger o sistema.

Mentira nº 2: “O bem da empresa e o seu são a mesma coisa”

Falso: a sua presença dentro de uma empresa é justificada pelo lucro e benefício que ela ganha através de você.

Se isso não fosse verdade, uma empresa não demoraria um segundo para te mandar embora, sem nem levar em consideração o que você fez para a ela até então colocando em risco a serenidade da sua família por não dedicar-lhe o tempo devido.

Mentira nº 3: “Os clientes tem sempre razão”

Falso: o trabalho dignifica o homem se lhe permite crescer e evoluir.

Com quantos clientes isso é possível? Se um cliente não tem razão, explique a situação para ele. Se ele não entende (ou não quer entender) agradeça e siga em frente.

Mentira nº 4: “Fazer carreira significa escalar um sistema hierárquico”

Falso: quanto mais alto você estiver, mais tonto será o seu responsável.

A organização do trabalho dentro das empresas baseia-se na competição, mas o principal objetivo da competição é criar antagonismo entre os recursos humanos impedindo a coesão e a colaboração que tornariam difícil o controle pela administração. Isso sem considerar que quem está no último andar tem o pior dos chefes: o gerente de banco.

Mentira nº 5: “Segure firme e seja paciente, a sua vez chegará”

Falso: Só você pode determinar quando vai chegar a sua vez.

Se alguém lhe diz isso quer só criar expectativas e colocá-lo em condições de não encher muito o saco. A maioria das pessoas morrem esperando.

Photo Credit: James Steidi

Comments

comments